ASSINE
search button

Crise e queda nas vendas fecham 914 lojas em apenas um mês no Rio

Compartilhar

A grave crise do Estado do Rio e a queda das vendas e da atividade econômica são algumas das responsáveis pelo fechamento no mês de junho de 914 estabelecimentos comerciais na capital fluminense, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (27) pelo CDLRio (Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro).

Do total de 914 estabelecimentos comerciais que encerram as suas atividades em junho na Cidade do Rio, 359 foram na Zona Norte, 293 na Zona Oeste, 146 na Zona Sul e 116 no Centro. De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, o quadro econômico do país tem afetado profundamente o comportamento do consumidor influenciando a sua disposição para a compra. 

“Neste momento de incertezas, a primeira atitude do consumidor é reduzir os gastos, entre eles com as compras. Com isso o comércio lojista, já massacrado pelo peso da burocracia e da alta carga tributária acaba sucumbindo e não encontra alternativa a não ser o encerramento de sua atividade”, diz Aldo.

O encerramento das atividades comerciais em junho teve uma alta de 149% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ainda segundo a pesquisa da CDLRio, entre janeiro e junho, foram fechados 4.154 estabelecimentos, 76,2% a mais do que no mesmo período de 2016.

Em todo o Estado do Rio de Janeiro, também em junho, foram extintas 2.062 empresas, um aumento de 100% em relação ao mesmo mês de 2016. Já no primeiro semestre – janeiro/junho – foram 9.730 estabelecimentos. 55% a mais do que no mesmo período do no passado.