ASSINE
search button

Município do RJ com mais casos de febre amarela retoma vacinação

Compartilhar

A vacinação contra febre amarela foi retomada na tarde desta quarta-feira (29) no município de Casimiro de Abreu (RJ), após o envio pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na segunda-feira (27), de mil doses da vacina. Até a quarta-feira , 17% da população do município ainda não tinha sido imunizada.

A cidade deve receber nos próximos dias mais doses da vacina. De acordo com o secretário de Saúde de Casimiro de Abreu, Ibson Júnior, que foi à capital para uma reunião na SES, o órgão se comprometeu a liberar 3 mil doses para imunizar os moradores. A previsão é que as vacinas cheguem nesta quinta-feira (30).

Casimiro de Abreu, município da Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, teve cinco casos confirmados de febre amarela, incluindo uma morte. Como muitos moradores de regiões próximas procuraram a vacina, o volume de doses enviado ao município foi insuficiente. Por questão humanitária, as doses não foram negadas. Ao todo, 44.320 pessoas foram imunizadas na cidade.

A prefeitura orientou os coordenadores de postos de saúde para entrar em contato com as pessoas que deixaram seus nomes na lista de espera para que compareçam à unidade de saúde para receber a dose. Após serem chamados, deverão levar cartão do SUS e comprovante de residência.

Rio de Janeiro

O boletim diário de acompanhamento dos casos de febre amarela no estado do Rio, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, informou que não houve aumento de registros: permanecem os seis casos confirmados da doença em humanos. Cinco são em Casimiro de Abreu, com uma morte, e um no município São Fidélis, no norte do estado. Já em macacos, houve registro em duas localidades: São Sebastião do Alto, na Região Serrana, e Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.

Na capital fluminense, o estoque vacina entra no seu limite nesta quarta-feira (30) e, para continuar a vacinação, a cidade precisará receber mais doses do Ministério da Saúde. “A continuidade da vacinação dos cariocas contra a febre amarela, a partir de sexta-feira, dia 31, depende de uma resposta do Ministério da Saúde”, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em resposta à Agência Brasil.  

Não há casos de febre amarela no município do Rio. Autoridades municipais e estaduais se reúnem nesta quarta-feira com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para acertar a estratégia de vacinação para os próximos meses.

Estratégia

O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., passou o dia em reuniões no Ministério da Saúde, onde tratou da estratégia planejada pelo estado de vacinar toda a população até o fim do ano, observadas as contraindicações. Para a isso, a secretaria precisa receber entre 8 e 9 milhões de doses. Até agora, o órgão já encaminhou para os 92 municípios mais de 3 milhões de doses, que foram entregues pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a SES, os 64 municípios mais vulneráveis, com base na análise do cenário epidemiológico do Rio de Janeiro e dos estados vizinhos, têm prioridade no recebimento das doses. Desse total, 35 já têm disponíveis vacinas em quantitativo suficiente para imunizar seus habitantes.

O Ministério da Saúde informou à Agência Brasil que desde o início do ano tem enviado lotes extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos da doença, além dos localizados na divisa com essas áreas.  

Para o Rio de Janeiro foram encaminhadas 3,3 milhões de doses desde janeiro, sendo que entre os dias 20 e 23 de março foram 1,25 milhão. A pasta acrescentou que as remessas adicionais serão discutidas com os secretários de saúde estaduais nos próximos dias.