ASSINE
search button

Mutirão da Subem esteriliza cem animais no final de semana

Compartilhar

Neste final de semana a Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem) realizou um mutirão de castração de cães e gatos, na Fazenda Modelo, Zona Oeste do Rio.

A ação aconteceu devido a uma necessidade emergencial quando no início do mês a Hope, - empresa terceirizada que contrata os médicos veterináriospara atendimento nos minicentros- decidiu suspender os serviços em decorrência do não recebimento do valor acordado. A dívida que ultrapassa um milhão de reais, existe desde outubro de 2016 quando a gestão anterior estava em exercício e deixou de pagar o valor que seria repassado aos profissionais.  Visando atender as esterilizações que deixaram de ser feitas o mutirão contou com uma equipe de 12 médicos veterinários, todos voluntários, que realizaram o total de cem cirurgias.

A dona de casa, Maria Pedro da Silva levou uma gata para castrar. Segundo ela, é muito importante a oportunidade. "Ela vai ficar mais calma em casa, além disso, é complicado conseguir adoção para os filhotes. Castrar em uma clínica particular, é difícil custa muito caro”, informou.

A subsecretária Suzane Rizzo, se mostrou bastante feliz com a iniciativa. “Este é apenas o primeiro mutirão, vamos realizar outras ações no mesmo modelo, para atender a população. Um dos pilares do nosso programa é aumentar o número de castrações”, disse.