ASSINE
search button

Agentes especiais de educação chegam às escolas do Rio

Compartilhar

O prefeito Marcelo Crivella e o secretário municipal de Educação, Esportes e Lazer, César Benjamin, recepcionaram nesta segunda-feira, dia 13, os novos agentes especiais que estão chegando às escolas para ajudar na integração de 14 mil crianças que necessitam de cuidados especiais. 

Até o ano passado, havia apenas 150 agentes especiais. Daí, o  Prefeito ter autorizado  a convocação de 900 novos profissionais, que iniciam o trabalho nesta segunda. Todos os 900 agentes especiais convocados devem chegar às escolas  até o fim de abril, por conta dos  trâmites comuns a toda contratação no serviço público: nomeação, perícia médica, posse, capacitação no Instituto Municipal Helena Antipoff e apresentação nas escolas, Com a convocação, a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer  zera o déficit de mediadores em sua Rede de Ensino.  

Esses profissionais  já haviam sido aprovados em concursos realizados desde 2014, mas não haviam sido chamados. 

 Ohana Georgia Silva, de 26 anos, é uma das novas agentes que tomaram posse em 2017.  "Faço faculdade de Pedagogia e sempre gostei de trabalhar com crianças. Para atuar com alunos com deficiência, além da importância de passar por um curso de capacitação, é preciso oferecer amor e esperança", afirmou. 

Já a enfermeira Adriana Vieira, de 45 anos, sempre gostou da área de educação. Para ela, a nomeação veio em um momento especial. "Trabalho em hospital e acredito que tenho experiência suficiente para contribuir diariamente na inclusão dos alunos com deficiência", disse.  

Para Marcia Vicente, de 47 anos, o trabalho voluntário no Abrigo Teresa de Jesus foi o principal motivo para prestar o concurso para agente de apoio. "Minha atuação no abrigo é com alunos com deficiência. Por que, então, não ampliar meu trabalho e também atuar com crianças da rede municipal? Estou muito feliz com a nomeação e ansiosa para conhecer os alunos com que vou interagir", disse.

Além dos novos agentes de apoio, os alunos com deficiência continuarão a ter acompanhamento de estagiários, que começam a chegar às escolas do município seguindo o calendário de reinício das aulas nas universidades. Os convênios firmados entre a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer e as instituições de ensino públicas e privadas permanecem. Há ainda os voluntários.