ASSINE
search button

Uerj se veste de luto em protesto contra cortes de verba

Compartilhar

Um protesto em defesa da sobrevivência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) está marcado para a próxima terça-feira (24), às 9h, no campus Maracanã da universidade. O ato público “Uerj de Luto na Luta” manifesta pela instituição que vem sendo sucateada em função da ausência de repasses de verbas por parte do governo estadual. A manifestação reúne alunos, técnicos administrativos, professores, artistas, intelectuais, além de representantes de entidades diversas, pela manutenção do ensino público e desenvolvimento das atividades de pesquisa, extensão e cultura.

"O luto presente nesse manifesto é importante para pensarmos o quanto a UERJ é pujante como  patrimônio histórico e cultural do nosso estado, sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do território fluminense e sua potência no plano da educação nacional", afirma a professora do Departamento de Ciências Humanas, Joana Bahia.

De acordo com o diretor do Departamento Cultural da universidade, Ricardo Lima, "a UERJ está de luto pela ameaça que lhe querem imputar e também pela condenação à morte de uma sociedade que se encontra privada de seus direitos fundamentais de cidadania e democracia. Lutamos para dar continuidade ao projeto de transformar pessoas em cidadãos".

Para a coordenadora de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da instituição, Tatiane Alves, "essa é a forma que encontramos de dizer que, embora seja dolorosa a agonia imposta à Uerj, pela força de um governo que não vê a educação pública como prioridade, nós estamos vivos, ativos e lutando para evitar que seja dado um golpe fatal no futuro do estado do Rio de Janeiro".

Durante o ato estão programadas atividades culturais como performances, apresentações musicais e exposições. Estão confirmadas as presenças dos sambistas Aluísio Machado e Zé Katimba, do grupo AH! BANDA, com direção de Ilana Linhales e dos Corais da Uerj, sob regência de Mário Assef. A mostra "A Uerj que sonhamos", com trabalhos dos alunos do CAp-Uerj inaugura na Galeria Candido Portinari, às 12h.