ASSINE
search button

Barreira Fiscal apreende 1,2 tonelada de mercadorias sem docuemntação

Material ficou retido no Posto Fiscal até o pagamento da multa e do imposto devido

Compartilhar

Agentes da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo, em ação conjunta com a Receita Federal e Secretaria de Estado de Fazenda, apreenderam, nesta quarta-feira (18/01), no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, 1.2 tonelada de mercadorias (eletrônicos, óculos, relógios e acessórios de telefonia) sem documentação fiscal. 

O material estava em um ônibus que vinha de São Paulo com destino a Guarapari, no Espírito Santo e pertenciam a um Senegalês que pretendia vender os produtos no estado do Espírito Santo. O material ficou retido no Posto Fiscal até o pagamento da multa e do imposto devido.A Operação Barreira Fiscal foi lançada pela Secretaria  de Governo com o objetivo de apoiar a Secretaria de Estado de Fazenda na fiscalização do trânsito de mercadorias no estado e coibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de atuar na apreensão de drogas, armas e produtos pirateados e combater crimes ambientais. 

A Barreira Fiscal conta com cinco postos fixos de fiscalização: Nhangapi (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR 040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna). Além disso, uma unidade volante da operação percorre as principais rodovias do estado.A Barreira Fiscal deu início às suas ações no dia 1º de fevereiro de 2010. Desde então, os agentes cumpriram 197 mandados de prisão. 

Além disso, foram feitos 15.630 registros de ocorrência por diversas irregularidades, sendo 9.144 por porte de entorpecentes. No total, foram apreendidos cerca 2.533 kg de drogas.