ASSINE
search button

Estado e Consulado da França entregam certificação a alunos

Ciep 449 é a única escola do Brasil a receber o reconhecimento

Compartilhar

O Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França, localizado em Niterói, recebeu uma das principais certificações oficiais do governo francês: o selo LabelFranceÉducation, um reconhecimento ao programa educacional voltado ao ensino da Língua Francesa desenvolvido na escola. A unidade é a única do Brasil, entre públicas e particulares, a receber a homenagem. 

– Apenas três unidades de ensino da América do Sul possuem a certificação. Em todo o mundo, 157 instituições têm este reconhecimento. Receber o selo é mais um motivo para terem orgulho de estudar e trabalhar nesta escola. Em 2017, a previsão é de ampliar em 25% as vagas para as turmas do Ensino Médio – disse o secretário de Educação, Wagner Victer.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Académie de Crétèil, com apoio do Consulado Geral da França, o Ciep 449 foi a primeira escola pública de Ensino Médio bilíngue criada no Brasil. O cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, destacou a importância do convênio firmado entre os governos brasileiro e francês. 

– Já vejo e escuto que muitos alunos falam fluentemente francês. Os estudantes desta unidade têm um ensino muito bom e a língua francesa se tornará “uma janela para o mundo”. Isso atesta que é possível fazer coisa muita boa no setor público da Educação – ressaltou Brice Roquefeuil.

Aluna participará de intercâmbio na França 

Durante o evento, uma das alunas do Ciep, a Alana Raquel da Silva Lino, de 18 anos, recebeu um presente mais que especial. Devido ao seu alto rendimento em sala de aula e sua sede de conhecimento, ela ganhou um intercâmbio na França para entrar em contato com a cultura e com alunos franceses. A aluna também vai apresentar a produção do documentário audiovisual que ela e seus colegas da escola estão produzindo.

– Estou muito feliz e emocionada com a viagem. Devo tudo o que sou aos professores e me espelho neles para ser uma boa pessoa e boa profissional. Escolhi estudar nesta escola, mesmo morando longe, pois sabia quantas coisas bacanas e experiências teria. Estou terminando meus estudos aqui, mas vou levar tudo o que aprendi e senti por toda a vida – disse Alana.