ASSINE
search button

Aluna da rede estadual disputa final da Olimpíada de Português

Estudante de São João da Barra participa da última etapa do concurso

Compartilhar

Aos 13 anos, Lorrane Leal Peçanha Aguiar, que cursa o 8° ano no Colégio Estadual Alberto Torres, localizado em São João da Barra, região Norte, é uma das classificadas para a final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que será realizada em São Paulo, na próxima terça-feira, dia 13.

Após disputar a etapa Regional da Olimpíada em Fortaleza, no Ceará, Lorrane conquistou a vaga para a grande final do concurso na categoria “Memória Literária”, com um texto intitulado “Minhas Recordações”, que conta a história da infância da avó da adolescente.

– Cresci escutando as histórias da infância da minha avó. Por isso resolvi escrever um texto em homenagem a ela. Minha avó nasceu num lugarejo no interior e, sempre, contou casos sobre as lendas que assombravam a família dela – disse, aos risos, a estudante.

Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Alberto Torres, Regina Ribeiro Merlim destacou a participação da aluna da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) na final da Olimpíada que, por causa do concurso, já está bastante conhecida em São João da Barra. 

– Desde o momento que li o texto da Lorrane, tive a certeza que ela teria condições de chegar à final da competição – comemorou a docente, que juntamente com a avó e o diretor da unidade de ensino, acompanhará a aluna na premiação em São Paulo.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país. É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e, em 2016, promove sua 5ª edição.