ASSINE
search button

Volkswagen vai investir R$ 1,5 bilhão no país

Fábrica da montadora em Resende, no Sul Fluminense, será beneficiada

Compartilhar

A linha de caminhões e ônibus Volkswagen, desenvolvida no Brasil e distribuída a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio, terá um novo ciclo de investimentos no valor de R$ 1,5 bilhão, o maior em sua história. A fábrica da montadora em Resende, no Sul Fluminense, será beneficiada. Além de novos produtos direcionados a países emergentes, serão oferecidas aos clientes da marca inovações de digitalização e conectividade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º/12) ao presidente Michel Temer e ao governador Luiz Fernando Pezão, pelo CEO da holding Volkswagen Truck & Bus, Andreas Renschler, e pelo presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, em Brasília. 

Os recursos serão investidos na renovação de sua linha de produtos, na busca de novos nichos de mercado, na atualização das linhas de montagem em sua fábrica de Resende, no estado do Rio de Janeiro, em inovações e ampliações nos serviços de digitalização e conectividade e na expansão da marca VWCO no mercado internacional. Os recursos virão prioritariamente dos resultados da própria operação, que confia na recuperação dos mercados latino-americanos. 

- Mais uma vez, acreditamos na força da economia brasileira e na importância dos mercados emergentes em nossa estratégia de nos tornarmos líderes globais em caminhões e ônibus. Por isso ontem (30/11) estive na fábrica de Resende conversando com nossos colaboradores, e hoje me juntei a Roberto Cortes numa visita a autoridades brasileiras na capital do país - disse Andreas Renschler, em sua terceira visita ao Brasil como CEO da Volkswagen Truck & Bus. 

Ao longo de 35 anos, a MAN Latin America produziu mais de 870 mil caminhões e ônibus nas fábricas de Resende (RJ), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP). 

- Nosso quinto anúncio consecutivo de investimentos coincide com duas importantes comemorações: os 35 anos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e os 20 anos da fábrica de Resende, onde mantemos o inovador processo produtivo do consórcio modular com sete empresas parceiras. Só foi possível confirmar mais esse ciclo virtuoso graças às medidas de economia tomadas em conjunto com nossos colaboradores, sindicato, fornecedores e concessionários. Assim podemos enfrentar a crise e trabalhar pela recuperação do mercado - disse Roberto Cortes. 

Em duas décadas, a fábrica de Resende, no Sul Fluminense, produziu mais de 730 mil veículos. Em sua inauguração, a fábrica estreou o inovador conceito de consórcio modular, sistema em que sete fornecedores dividem com a MAN Latin America a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus. A empresa foi também a primeira da indústria automotiva a apostar e a atrair tecnologia de ponta para o Sul Fluminense, inaugurando o polo automotivo onde cinco grandes montadoras e dezenas de fornecedores já estão instalados. 

- O estado olha com muito carinho para o Sul Fluminense, região que alcançou grande desenvolvimento industrial e tecnológico na última década. O esforço e o planejamento do governo fizeram com que o Estado do Rio de Janeiro conquistasse um lugar de destaque nacional no setor automotivo, promovendo geração de emprego e renda. A MAM Latin America comprova seu papel arrojado com esse investimento. O trabalho em parceria possibilita a retomada do crescimento e a superação das dificuldades - afirmou o governador Pezão.