ASSINE
search button

Marcelo Crivella ganha direito de resposta após reportagem da Veja

Revista terá que publicar na sua próxima capa a posição do candidato a prefeitura do Rio

Compartilhar

Uma decisão do juiz Marcello Rubioli, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), determinou que a revista “Veja” terá que publicar, em sua próxima edição, a resposta do candidato à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella (PRB), em relação à última matéria de capa da revista. Na opinião de Rubioli, na reportagem houve “menoscabo à realidade dos fatos”.

Entretanto, nesta sexta-feira (27), devido uma falha no processo o magistrado anulou a sentença e abriu um prazo de 24 horas para a Veja apresentar provas de não foram publicadas inverdades ou verdades parciais na reportagem. Após o término do prazo o processo vai ser encaminhado para o Ministério Público Eleitoral (MPE), onde terá um novo parecer. Após passar pelo MPE, o processo volta para Rubioli, que decide se irá aceitar ou rever o direito de resposta do candidato. Caso o juiz aceite, a revista Veja terá que publicar uma nova reportagem com a mesma exposição, que contenha o posicionamento de Crivella.

"Aqui não cabe afirmar tratar-se de fato jornalístico, eis que, como foi cabalmente comprovado pelo representante, este não foi preso, mas submetido a jugo de abuso de autoridade do delegado sindicante", comentou o juiz.

Rubioli classificou a decisão de Veja de publicar em sua matéria de capa um fato “obscuro” que ocorreu há mais de 25 anos às vésperas de uma importante corrida eleitoral, como: “no mínimo estranha”.

“Julgo procedentes os pedidos para conceder direito de resposta aos representantes, a ser veiculada imediatamente [...], garantido o mesmo espaço e destaque ao representante”.