ASSINE
search button

Vias de lazer no Rio vão abrir para carros no domingo de eleição

Compartilhar

O primeiro turno das Eleições 2016 levou a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) a suspender as áreas de lazer em ruas da cidade do Rio de Janeiro para melhorar a mobilidade, no próximo domingo (2). A informação é do diretor de Operações do órgão, Joaquim Dinis. “Essas áreas na zona sul, no Méier (zona norte), em vias que normalmente ficam fechadas em domingos e feriados, não serão fechadas para facilitar o deslocamento do cidadão”, disse hoje (29).

O diretor explicou que, geralmente, o número de funcionários do órgão diminui nos sábados e cai ainda mais aos domingos. No entanto, em virtude da votação, a prefeitura carioca vai trabalhar com o efetivo de dia útil da CET-Rio e da Guarda Municipal. “A gente vai trabalhar com o efetivo completo, como se fosse um dia útil normal”. No próximo domingo, mil homens atuarão somente no trânsito. “É, praticamente, mais que o dobro do efetivo de um domingo normal”.

Dinis recomendou que os eleitores priorizem o transporte público para se dirigirem aos locais de votação, tendo em vista os congestionamentos registrados nas últimas eleições, provocados pelos deslocamentos das pessoas de carro, em especial nos horários próximos do almoço.

Ele lembra que Jacarepaguá, na zona oeste, e Madureira, na zona norte, são os pontos que costumam apresentar mais engarrafameto. “Por isso, a gente faz essa recomendação para as pessoas que forem votar perto de casa irem a pé ou de bicicleta e quem for votar mais longe de casa dê preferência a usar transporte público, para que a gente minimize a questão de congestionamento pela cidade”.

Os painéis de mensagens da CET-Rio vão informar as condições de trânsito e passar orientações sobre as melhores rotas, quando isso for necessário. A companhia também vai posicionar carros-guincho em pontos estratégicos do município, para que seja prestado atendimento rápido aos motoristas e desobstrução das vias em situações imprevistas, como, por exemplo, se um carro quebrar.

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a cidade com câmeras, de modo a permitir que os técnicos da CET-Rio façam ajustes na programação dos semáforos sempre que necessário.

Metrô

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que começou a operar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, vai funcionar excepcionalmente no próximo domingo (2), das 7h às 21h. A Linha 4 funciona somente em dias úteis e liga Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. As linhas 1 e 2 estarão operando das 7h às 23h, com transferência na Estação Estácio.

Já os trens da SuperVia estarão circulando no domingo entre 4h40 e 20h30, obedecendo à grade estabelecida para cada ramal. A concessionária oferecerá, além da programação regular, mais 4,8 mil lugares em duas viagens extras pela manhã, partindo da Central do Brasil em direção a Japeri.

Os horários e intervalos de cada ramal podem ser consultados na seção Planeje sua Viagem, disponível no site da empresa, ou ainda pelo número gratuito 0800 726 9494, informou a assessoria da SuperVia.