ASSINE
search button

Apoio de Paes a Pedro Paulo provoca a rejeição de 61% dos eleitores

Compartilhar

Pesquisa Datafolha divulgada no sábado (27) mostra a influência do ex-presidente Lula, do presidente interino Michel Temer e do prefeito Eduardo Paes nas próximas eleições. De acordo com o levantamento, no Rio de Janeiro, o apoio do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o seu candidato, Pedro Paulo, provoca uma rejeição de 61% dos eleitores.

Apoio de Eduardo Paes:

- levaria você a escolher esse candidato com certeza: 10%

- talvez faça você votar nesse candidato: 27%

- você não votaria de jeito nenhum em um candidato apoiado: 61%

- Outras respostas: 1%

- Não sabe: 2%

Lula, cuja candidata é a deputada Jandira Feghali (PC do B), afastaria o voto de 64% dos cariocas. Mas é o cabo eleitoral que mais pode influenciar positivamente, uma vez que 14% afirmaram que o apoio do petista os levaria a escolher um candidato.

Já com relação a Temer, o candidato que seria apoiado por ele, Pedro Paulo (PMBD), é rejeitado por 68% dos eleitores.

Segundo o Datafolha, que ouviu 928 eleitores, Paes definiria o voto de 10% dos eleitores e Temer, 5%.

São Paulo

Segundo a pesquisa do Datafolha na disputado pela Prefeitura de São Paulo, o ex-presidente Lula é o cabo eleitoral com pior influência entre eleitores paulistanos: 73% disseram que não votam no candidato apoiado pelo petista "de jeito nenhum". Mas aqueles que votariam no escolhido de Lula são 11% dos paulistanos e 14% estudariam a possibilidade.

Apresentando um baixo desempenho, o presidente interino Michel Temer (PMDB), e o governador paulista, Geraldo Alckimin (PSDB), afastariam 65% e 51% votos dos eleitores, respectivamente.

Por outro lado, 7% dos eleitores afirmaram que votariam no nome indicado por Temer e 23% talvez seguissem a sua indicação. Da mesma forma, Alckmin convence 16% e faz 28% examinarem o nome que ele endossar.

A pesquisa, realizada em 23 e 24 de agosto, ouviu 1.092 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha apontou, porém, que a associação entre candidato e padrinho político ainda não é imediata por parte da população:  65% disseram não saber qual era o nome da preferência do governador Alckmin, enquanto 19% dos eleitores relacionam o candidato do PSDB, João Doria, que tem 5% das intenções de voto e é desconhecido pela metade dos eleitores.

Segundo o levantamento, 35% dos paulistanos aptos a votar apontam Haddad (8% de intenção) como candidato apoiado por Lula, mas 10% ainda associam o ex-presidente a Marta Suplicy (PMDB).