ASSINE
search button

Nova América recebe projeto 'Experimentando Diferenças'

Objetivo é incentivar prática de esportes adaptados

Compartilhar

Até 30  de agosto, o Shopping Nova América no Rio de Janeiro será palco de um grande evento. Em sua 39ª edição, o Experimentando Diferenças traz ao público a oportunidade de vivenciar sensações similares às dos atletas paralímpicos. Numa arena de 130 m2, crianças e adultos são convidados a jogar futebol (chute a gol) com olhos vendados e bola sonora (com guizos) e bocha, a praticar basquete e corrida em cadeira de rodas, entre outras modalidades. O objetivo é mobilizar o público para as Paralimpíadas de 2016. 

Além dos monitores, que ficam o tempo todo na arena apoiando os visitantes, o projeto conta com a participação de paratletas profissionais. Pelo menos um campeão mundial estará à disposição do público na arena, aos sábados e domingos, sempre no final da tarde.  

O Experimentando Diferenças foi criado com a proposta de sensibilizar o público para as conquistas e o valor do atleta paralímpico brasileiro. Consiste em levar às grandes cidades do país atividades esportivas desafiadoras. Assim, o público tem a oportunidade de se sentir “na pele” de uma pessoa com deficiência que pratica esportes. 

De caráter itinerante, o projeto, que conta com o patrocínio da Loterias Caixa, já viajou por inúmeras cidades brasileiras e impactou diretamente mais de 150 mil pessoas desde seu lançamento, em 2013. A todas elas levou a mensagem da importância do esporte paralímpico, dando visibilidade aos atletas que o praticam.

Troféus e títulos no basquete, judô, canoagem, atletismo e bocha são conquistas dos paratletas brasileiros há muito tempo. Mas enquanto na Europa, por exemplo, eles têm notoriedade, no Brasil são pouco reconhecidos. "Nosso sonho é que as Paralimpíadas ganhem, também, o coração da torcida brasileira”, diz Fernando Rigo, idealizador do projeto, que tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Modalidades Oferecidas

Futebol com olhos vendados 

Basquete em cadeira de rodas

Corrida em cadeira de rodas

Bocha

Handbike

Games com simulação virtual

Serviço

Período: De 23 a 30 de agosto de 2016

Local: Praça de Eventos 1º piso

Horário: De 13h às 21h

Endereço: Shopping Nova América – Av. Pastor Martin Luther King Jr, 126 – Del Castilho. Tel: 3083-1000