ASSINE
search button

Cariocas protestam contra caos no trânsito

Faixas olímpicas começaram a funcionar nesta segunda-feira

Compartilhar

O trânsito caótico causou revolta nos cariocas nesta segunda-feira (1º). O dia foi marcado pela implementação das faixas olímpicas. A mobilidade foi prejudicada em toda a cidade. Os engarrafamentos mais intensos ocorreram, principalmente, na Avenida Niemeyer, Avenida das Américas, Avenida Ayrton Senna, Linha Amarela e Linha Vermelha. 

Para Túlio Simões, um dos líderes do movimento SOS São Conrado, o poder municipal falhou na divulgação da faixa. "Esses trechos exclusivos comprometem o trânsito como um todo. Fechar a Avenida Niemeyer, de repente, complica o tráfego. Deveria ter sido melhor divulgado, ter feito testes para ver como funcionaria. Parece que no nosso Rio as coisas são feitas de improviso. Vamos torcer para melhorar", declarou.

Muitos cariocas usaram as redes sociais protestar contra o caos no trânsito. "Faixa exclusiva na linha amarela, metrô exclusivo nas Olimpíadas, leitos exclusivos no Miguel Couto... Essa é a cidade da exclusão!", escreveu a professora Carolina Cacau no twitter. 

Para o carioca Danilo Sanches, o transtorno deve permanecer até o fim dos Jogos: "Vou precisar de uma paciência olímpica com esse trânsito de hoje até 22 de agosto".

O usuário Marley Macedo mostrou indignação em sua postagem no twitter. "Quem mora no Rio tem que sofrer com o trânsito para gringo ficar confortável. Chega a ser um absurdo", escreveu.

Já o usuário Alexandre Rangel ressaltou que o tráfego estava pesado na zona norte: "Tudo parado na Linha Vermelha na altura da entrada do Santuário da Penha".

Na Barra da Tijuca, a situação não era diferente. "É tudo reflexo da faixa olímpica", escreveu a jornalista Tatyane Malta ao comentar o engarrafamento.

Na rede social, o usuário Samuel ironizou a situação do trânsito: "Pelo jeito, quem for encarar o trânsito do Rio nas Olimpíadas vai enfrentar uma prova de paciência, sem direito a medalha".

Prefeitura admite alterações no trânsito

O prefeito Eduardo Paes admitiu, nesta segunda (1º), que podem ocorrer mudanças no trânsito no Rio. Em entrevista ao telejornal Bom Dia Rio, ele declarou que a cidade está pronta e que podem surgir pequenas coisas para ajeitar. 

Sobre a mobilidade, o prefeito disse que o plano foi completado com a Linha 4 do metrô. De acordo com ele, a Transbrasil vai ser inaugurada após os Jogos Olímpicos e vai reduzir o tempo das viagens do carioca em até uma hora e meia.

>> Rio 2016: fechamento de vias deixa trânsito caótico. O "legado" começou