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Cervejaria agita Rio durante os Jogos lançando os primeiros rótulos artesanais

Novas bebidas são inspiradas nas cervejarias norte-americanas

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Pensada principalmente para agradar ao paladar exigente dos lupumaníacos, a Overhop promete agitar os bares da cidade com seus lançamentos, que não por acaso acontecem durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016. A nova cervejaria carioca, totalmente inspirada no estilo norte-americano, menos comercial e mais especializada, com alto drinkability, coloca à prova no fim de julho e início de agosto seus dois primeiros rótulos: DarkHop, uma Black Ipa com 7% de teor alcoolico e 80 IBU, e HopGoddess, uma American Ipa com 6,5% ABV e 60 IBU.

“Será legal ver a reação do turista de fora do país com a Overhop. As nossas cervejas seguem o estilo americano e você ter uma avaliação de pessoas que estão acostumadas a beber cerveja dos mesmos estilos é interessante. Nos esforçamos para deixar tudo pronto até o fim de julho, casar todos os lançamentos na época das Olimpíadas e fazer essa interação com os turistas e, claro, com os cariocas também. O clima estará favorável. Foi exatamente o que imaginamos para o lançamento da marca”, diz Rodrigo Baruffaldi, um dos sócios ao lado do irmão, Flávio, e do amigo de infância Rodrigo Barroso.

A Overhop produziu, de início, 4 mil litros na fábrica da Mistura Clássica, em Angra dos Reis (2 mil de cada um dos rótulos). Em um espaço de 21 dias, nove locais receberão os barris da Overhop (somente chopes estarão à disposição do público). O primeiro deles será o Acervo – Cervejas Especiais, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. Bares da moda na Zona Sul, região da cidade onde muitos dos gringos estarão concentrados, também foram inseridos na agenda (veja abaixo a lista completa).

“Só não é lupumaníaco assumido quem não conhece o sabor desta cerveja”, atesta Flávio.

Outros dois rótulos estão sendo produzidos na Angels & Davils, em Nova Friburgo. Um deles, que leva o nome da própria cervejaria (Overhop, uma Imperial IPA), é o mais forte entre os quatro, com 8,5% de teor alcoolico. O outro, SweetSofia, trata-se de uma American Blond. É uma cerveja mais leve, com 5% ABV, que tem tudo para agradar ao público feminino menos chegado no amargor excessivo. Estes dois, no entanto, serão lançados apenas em setembro.

“Sweet Sofia é a cerveja que fiz para homenagear minha filha quando ela nasceu. Hoje a Sofia tem dois anos, mas não é nem um pouco doce (risos)”, brinca Rodrigo Baruffaldi, que dividiu a receita dos rótulos com os dois sócios.A Overhop já está confirmada como uma das expositoras no Mundial de Là Bière, de 12 a 16 de outubro, quando os quatro rótulos estarão à disposição do público. 

Confira as datas de lançamentos da Overhop:

30/07 Acervo (Recreio)

02/08 Birreria Escondida (Botafogo)

03/08 Botto (Praça da Bandeira)

05/08 Melhores Cervejas do Mundo (Copacabana)

06/08 Biergarten (Tijuca)

09/08 Momo (Tijuca)

10/08 Booze Bar (Centro)

16/08 Riba (Leblon)

19/08 O Velho Mestre (Duque de Caxias)