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Prefeitura do Rio suspende fiscalização e tarifa do VLT após problemas em seu funcionamento

Na terça-feira (26), o VLT parou de funcionar no meio da tarde por queda de energia

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A prefeitura do Rio vai deixar de cobrar a tarifa do VLT até que sejam resolvidos os problemas de acesso ao sistema de pagamento, segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Após uma fase de testes que começou em 5 de junho – quando foi inaugurado o primeiro trecho do novo sistema de transporte da cidade, na região portuária –, o início da cobrança das passagens do VLT estava previsto para terça-feira (26). Contudo, devido a uma queda de energia no sistema, o transporte saiu de circulação.

Na hora do ocorrido, as pessoas que compraram ingresso e estavam dentro do veículo tiveram que sair. Elas tinham a opção de esperar por 30 minutos pela volta do funcionamento ou se dirigir, mais tarde, a algum posto para verificar o que poderia ser feito com o bilhete comprado.

“Não estamos fiscalizando até que seja perfeitamente equacionada e facilitada a possibilidade de compra de ingresso por parte daqueles que querem usar o VLT", disse Eduardo Paes, nesta quarta-feira (26) durante a inauguração do Rio Media Center, na Cidade Nova, região central do Rio.

O prefeito garantiu a população poderá usufruir do serviço sem custo até que as vendas do bilhete se normalizem. "Se não se resolver tão cedo, tão cedo não se cobra e a população continua usufruindo do serviço, que aliás vai expandindo a cada semana e ampliando mais o seu horário [de funcionamento] e aumentando o número de trens na rua”, disse.

O projeto do VLT prevê a integração com outros meios de transporte no centro do Rio e região portuária, como barcas, metrô, trem, ônibus, além dos acessos à Rodoviária do Rio, ao Aeroporto Santos Dumont, ao Teleférico da Providência, e ao terminal de cruzeiros marítimos, na Praça Mauá. Está prevista ainda, a ligação com o BRT Transbrasil, após a inauguração da via expressa no ano que vem.

O prefeito destacou que o VLT não fazia parte do dossiê de candidatura do Rio para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mas será um grande legado para a cidade. De acordo com Paes, além do evento, as Olimpíadas já representam “um enorme sucesso” para a cidade do Rio de Janeiro.

“Aqueles que se aprofundarem em conhecer e entender vão perceber que não encontrarão uma cidade perfeita, com todos os seus problemas resolvidos, mas comparado à cidade que tínhamos em 2009, quando recebemos o direito de sediar ao jogos, é uma cidade muito melhor”, apontou

Paes destacou que neste período foram inaugurados cerca de 150 quilômetros de rede do BRT; a Linha 4 do Metrô, ligando Ipanema, na zona sul à Barras da Tijuca, na zona oeste foi construída com recursos do governo do estado e será inaugurada no próximo sábado; e foi criado ainda o sistema de VLT no centro da cidade. Para ele, essas intervenções mudaram as opções de mobilidade da cidade. 

Ele também lembrou as obras de renovação e revitalização da região portuária da cidade. "Os que já fizeram turismo pela cidade já tiveram a oportunidade de conhecer no que se transformou o centro do Rio de Janeiro ”, completou.

Com Agência Brasil

>> Em primeiro dia de cobrança, VLT sai de funcionamento