ASSINE
search button

'Slate': ameaça terrorista no Brasil despista problemas reais da Rio 2016

"Tira o foco do que realmente está acontecendo", destaca jornal de Nova York.

Compartilhar

Matéria publicada nesta sexta-feira (22) no jornal norte-americano Slate destaca a prisão de 10 pessoas suspeitas de planejar um ataque durante a Olimpíada do Rio. A reportagem lembra que o ministro da Justiça brasileiro descreveu o grupo como "absolutamente amador" e mal organizado. 

A reportagem do jornal de Nova York, contudo, destaca que os preparativos para os Jogos foram cheios de controvérsias, como a queda da ciclovia com mortes, obras atrasadas e superfaturadas, e que, de repente, "o terrorismo pode ter sido uma grande forma de despistar os olhares do mundo e da própria população. O terrorismo virou a grande preocupação do evento e serviram para tirar o foco do que realmente está acontecendo, inclusive com a falta de infra-estrutura na parte de saúde e segurança na cidade do Rio de Janeiro." 

> > Slate Cartoonish Olympic Terror Plot Involving Martial Arts Thwarted in Brazil

O Slate finaliza o texto ironizando a prisão dos dez homens, dizendo inclusive que parecem ser quase comicamente inaptos a praticar qualquer tipo de crime. "Nenhum dos homens se conheciam e cada um assumiu sua identidade com código árabe, apesar de pouca conexão com o mundo árabe. O plano geral do grupo, de acordo com o ministro da Justiça, foi: "Vamos começar o treinamento em artes marciais, vamos começar a aprender a atirar." Eles estariam tentando comprar armas do Paraguai, mas não está claro o progresso deste processo, ou seja, não se sabe se ele conseguiria comprar os tais rifles AK-47." 

"É difícil chamá-los de terroristas", disse o juiz federal responsável pelo caso. "Mas mesmo que eles não tenham uma organização muito sólida, as prisões estão garantidos pelo ponto de vista legal", diz a reportagem.

>> Justiça Federal exige apresentação de legado da Olimpíada