ASSINE
search button

Linha 4 do Metrô fará testes dos sistemas de incêndio a partir de terça-feira

Compartilhar

A partir de terça-feira (05), a Linha 4 do Metrô irá testar os sistemas de prevenção e combate a incêndio, para detecção e extração de fumaça do interior das estações e túneis entre Barra da Tijuca e Ipanema. Esta é mais uma etapa da fase de conclusão das obras, para garantir o início das operações na nova linha. O procedimento, adotado pelo Governo do Estado, é determinado pela norma de segurança internacional NFPA 130 (2014). Recentes e modernos, testes como esses têm sido utilizados mundialmente. No sistema metroviário do Rio de Janeiro é a primeira vez.

As simulações vão ocorrer até o dia 16 (sábado) e serão iniciadas pela Estação Jardim Oceânico, na Barra. A fumaça cenográfica usada nos testes não é tóxica à população e animais domésticos, não havendo nenhuma relação com incêndio. Como a fumaça poderá ser vista nas proximidades, estão sendo distribuídos comunicados a moradores e comerciantes do entorno dos canteiros. O Corpo de Bombeiros e a Secretaria estadual de Defesa Civil também estão cientes do procedimento.

A brigada de incêndio dos consórcios construtores acompanhará os serviços, que ocorrerão conforme cronograma abaixo:  

·         Estação Jardim Oceânico, Barra da Tijuca - 05/07 (terça-feira)

·         Túneis em São Conrado – 06/07 (quarta-feira)

·         Estação Nossa Senhora da Paz, Ipanema – 07/07 (quinta-feira)

·         Estação Jardim de Alah, Leblon – 08/07 (sexta-feira)

·         Estação Antero de Quental, Leblon – 09/07 (sábado)

·         Poço de ventilação e saída de emergência (entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Ataulfo de Paiva, Leblon) – 11/07 (segunda-feira)

·         Estação São Conrado – 12/07 (terça-feira)

·         Expansão da Estação General Osório, Ipanema – 13/07 (quarta-feira)

·         Túneis em São Conrado – 14/07 (quinta-feira)

·         Bitúnel entre São Conrado e Barra – 15/07 (sexta-feira)

·         Bitúnel entre São Conrado e Alto Leblon – 16/07 (sábado)


Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia

A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado. Este é o maior legado em mobilidade que o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos.