ASSINE
search button

Funcionários, alunos e professores da rede estadual fazem protesto no Centro do Rio

Rede estadual de ensino não funciona há mais de três meses. 

Compartilhar

Profissionais e alunos da rede pública de ensino organizaram um ato no Centro do Rio de Janeiro, no final da tarde desta quinta-feira (16). Eles se reuniram na Candelária e seguem até a central. O protesto ocorre após assembleia realizada pela manhã, em que professores do estado decidiram manter a greve iniciada há mais de três meses. Ainda não há dados acerca da estimativa de público.

Os manifestantes reivindicam  melhorias na estrutura das escolas, além do pagamento em dia dos servidores estaduais e o cumprimento das bolsas dadas aos alunos, que vêm sido pagas com atraso. O grupo clama que a pior situação é dos servidores terceirizados, cujos salários estão sete meses atrasados e mais de mil foram demitidos sem receber nenhuma garantia dos seus direitos trabalhistas.

A Universidade estadual do Rio de Janeiro(Uerj) se encontra em greve há mais de três meses e se mantem fechada por não ter condições de funcionar: há lixo acumulado por todo lado e os banheiros estão insalubres. Da mesma forma, o Hospital Universitário Pedro Ernesto(Hupe), hospital público importante para a população e para especialidades, trabalha sob péssimas condições.

O ato também  recebeu o apoio de professores da rede municipal, de docentes e alunos de escolas técnicas e regulares federais, como a Faetec e o colégio Pedro II. Pais de estudantes e aposentados também compareceram. 

De acordo com a pauta de reivindicações distribuída pelo Comando de Greve Unificado da UERJ, “Ela não é só uma luta dos servidores do estado, mas de toda a população, em defesa da educação e da saúde pública no Rio.”