ASSINE
search button

S&P rebaixa nota do Rio de Janeiro pela quarta vez seguida

Estado não pagou dívida de US$ 8 milhões

Compartilhar

A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) rebaixou a nota do estado do Rio de Janeiro de "BB-" para "B-". A baixa foi motivada pelo não pagamento do serviço da dívida no valor de US$ 8 milhões referente a um empréstimo com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

A S&P também argumentou que a piora no perfil de crédito fluminense se deve ao aprofundamento da crise financeira do Rio. Em nota, a agência afirmou que o estado "não implementou medidas para estancar sua profunda crise financeira" e que o Rio enfrenta cenário de "deterioração fiscal rápida e contínua". 

Esse foi o quarto rebaixamento seguido realizado pela agência. O primeiro deles foi em abril de 2015. Durante esse tempo, em que o Estado foi perdendo capacidade de investimento e, até mesmo, de pagar em dia salários de servidores, o recuo total foi de seis graus na escala da Standard and Poor's.

A instituição também posicionou o estado em "Credit Watch". A classificação indica que pode haver novo rebaixamento no prazo de 90 dias. 

O déficit fiscal do estado deve continuar pelos próximos 18 meses, indicou a S&P. Para a agência, "o estado vai manter um "desempenho orçamentário muito fraco".