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Elevado do Joá é entregue, mas ciclovia fica fechada para checagem de projeto

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O novo viaduto entre os bairros do Joá e São Conrado foi entregue hoje (28) pela prefeitura do Rio de Janeiro, e deve aumentar a capacidade viária do trecho em 30%. A ciclovia que faz parte desse percurso, no entanto, ainda não será inaugurada, para que a segurança de um trecho próximo ao mar seja checada.

Principal ligação entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul do Rio, o Elevado do Joá já dispunha de um viaduto "de dois andares", com uma pista inferior e outra superior. O novo viaduto, construído entre o antigo e os rochedos do bairro do Joá, é cinco metros mais alto que o anterior e poderá funcionar nos horários de pico de trânsito. Dois novos túneis foram perfurados para conectar suas duas pontas, e uma nova ponte foi construída após sua saída na Barra da Tijuca, na região conhecida como Joatinga.

A travessia total tem 5 quilômetros de extensão, sendo um 1,1 km sobre o elevado, batizado de Elevado Presidente Itamar Franco.

O prefeito afirmou que a segurança do elevado é garantida e que, depois da tragédia na ciclovia na Avenida Niemeyer, o projeto de ciclovia no Joá está sendo "checado e rechecado". Duas pessoas morreram quando o viaduto, que deveria suportar a força do mar, não resistiu a uma onda e desabou.

"Não sou engenheiro, mas é óbvio que eu apertei todos os botões para que essas as coisas fossem checadas e rechecadas permanentemente. Tanto que não estamos nem abrindo a ciclovia aqui, que  poderia ter aberto, para checar um pequeno trecho que tem um contato maior com o mar. Vamos ver. Fazer todos os estudos. Mas o viaduto está com toda a segurança", disse o prefeito, que pretende entregar esse trecho da ciclovia em conjunto com o trecho anterior, onde houve o desabamento.

A inauguração contou com o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de transportes, Rafael Picciani. Paes pediu que os motoristas tenham atenção ao trânsito e destacou que o verdeiro ganho de mobilidade entre a zona sul e a Barra virá com a inauguração da Linha 4 do metrô, que está em obras de responsabilidade estadual.

Linha 4 do metrô

Também na manhã de hoje, a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, foi reaberta depois da conclusão das obras civis e dos serviços de acabamento da estação de metrô que funcionará em seu subsolo, atendendo à Linha 4.

Principal obra de mobilidade do governo do estado e compromisso olímpico, a nova linha de metrô chegou a ter a conclusão prevista para antes dos jogos, mas a meta foi revista e cinco estações devem estar prontas nesse prazo: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. A Estação Gávea, que fará parte da Linha 4, deve ser aberta apenas em 2017.