ASSINE
search button

Cedae usará novo sistema online de monitoramento

Equipamentos vão reforçar o controle de qualidade da água

Compartilhar

A Cedae iniciou inspeções para instalar novos equipamentos de monitoramento de qualidade da água, que irão operar 24 horas. Com o novo sistema, que será instalado em até 90 dias, técnicos acompanharão os resultados em tempo real, via internet, já durante as Olimpíadas. 

O sistema conta com nove equipamentos, comprados da empresa americana Hexis Cientifica SA, referência mundial no ramo de monitoramento online. Os equipamentos serão instalados na Vila dos Atletas, Parque Olímpico, Maracanã, Engenhão, Deodoro, Reservatório do Outeiro, na Barra da Tijuca, Zona Sul do Rio (sistema integrado) e Sambódromo. 

- Estamos trabalhando para tornar a operação cada vez mais moderna e eficiente. O novo sistema dará celeridade ao processo não só durante as Olimpíadas. O monitoramento será utilizado permanentemente no Rio de Janeiro - explicou o presidente da Cedae, Jorge Briard. 

Além dos equipamentos que serão instalados nas unidades olímpicas, a Cedae também colocará três laboratórios móveis em operação durante os Jogos. 

Os veículos, com equipamentos para análises, circularão pelas diversas áreas olímpicas e darão agilidade e acessibilidade ao trabalho realizado. É mais uma forma de garantir que a água consumida pela população apresente a mesma qualidade com que sai da estação de tratamento da companhia, atendendo aos rígidos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde.