ASSINE
search button

FAB atua no combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado, no Rio 

Compartilhar

Setenta e um mil militares das Forças Armadas, com o apoio de agentes de saúde, realizarão o trabalho de conscientização da população e combate ao Aedes aegypti em 26 municípios do Estado do Rio de Janeiro, bem como em 49 bairros da região metropolitana, neste sábado (13).

A Força Aérea Brasileira (FAB) também abraçou a campanha que está dividida em quatro fases. A primeira ocorreu entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro, quando as três Forças atuaram no sentido de orientar seu efetivo em relação a prevenção e na procura por possíveis focos dos mosquito dentro das suas Unidades.

A segunda fase, que ocorrerá sábado (13), a FAB atuará com 10 mil militares nas ruas do Estado do Rio de Janeiro para mobilizar e conscientizar pessoas em suas casas e no comércio. Será distribuído material impresso com orientações à população de como prevenir a reprodução do mosquito.

Além das diretrizes, os militares irão agir junto a agentes de saúde com visitas domiciliares para inspecionar possíveis criadouros orientando o população ao combate a proliferação do Aedes aegypti. A Aeronáutica atuará no Rio de Janeiro nos bairros de Jacarepaguá, Taquara, Santa Cruz e Guaratiba e nas cidades de Itaguaí e Petrópolis, além de localidades próximas a Base Aérea do Galeão, Base Aérea dos Afonsos e III COMAR. 

A terceira etapa ocorrerá entre os dias 15 e 18 de fevereiro, e será uma continuação da segunda etapa. Na ocasião a FAB realizará visitas domiciliares,  acompanhados de agentes de saúde, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo a aplicação de larvicida.

Na quarta e última etapa, de 15 a 19 de fevereiro, está previsto a utilização de efetivos militares em visitas a escolas das redes pública e privada, com o objetivo de reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito.