ASSINE
search button

Operação Lei Seca ganha reforço até terça-feira

Esquema especial acontece nas saídas dos blocos de rua, das praias e cachoeiras

Compartilhar

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Governo, reforça as ações de fiscalização e de conscientização durante o carnaval. O esquema especial, iniciado nesta sexta-feira (5/2) e que segue até terça-feira (9/2), conta com todo o efetivo, que soma 250 agentes.

 Serão realizadas 79 ações neste período, inclusive durante o dia, nas saídas dos blocos de rua, das praias e cachoeiras do estado. As operações acontecerão na capital, Região Metropolitana e interior. As equipes também estarão de prontidão no Sambódromo e nos blocos com maior concentração de pessoas, como a Banda de Ipanema (dia 6), Simpatia é Quase Amor (dia 7), Sargento Pimenta (dia 8) e Orquestra Voadora (dia 9), entre outros. Além disso, a Lei Seca vai intensificar as ações de conscientização nas ruas para alertar sobre o perigo da mistura entre álcool e direção. 

– Além da blitz de fiscalização, já conhecida pelos motoristas, vamos intensificar as ações educativas nos maiores blocos de carnaval e no Sambódromo, com distribuição de ventarolas e adesivos. A ideia é alertar os foliões sobre a importância de voltar para casa com segurança. Lembrando sempre: Nunca Dirija Depois de beber! – disse o secretário de Governo, Paulo Melo. 

No ano passado, cerca de 5,6 mil motoristas foram abordados pela Lei Seca no período do carnaval. Deste total, 441 apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 7,9% em relação ao total de abordados. No ano anterior, o número foi ainda maior: 5.878 motoristas abordados e detectada alcoolemia em 9,3% deles, ou seja, 545 condutores tinham bebido antes de dirigir. 

– Este ano, ficaremos mais horas nas ruas. O carnaval mudou nos últimos anos e a Lei Seca vem acompanhando esta mudança. O nosso objetivo é proporcionar mais segurança ao folião na volta para casa – afirmou o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade.