ASSINE
search button

Tiroteio volta a assustar moradores da Cidade de Deus na tarde desta quinta-feira

Cerca de 15 viaturas estavam na comunidade por volta das 16h45

Compartilhar

A véspera de Natal está longe de ser uma noite de paz para os moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. Após um intenso tiroteio com o suposto envolvimento de milicianos, que culminou com a morte de uma criança e um adolescente na noite da última quarta-feira (23), os moradores da comunidade voltaram a passar por momentos de tensão no fim da tarde desta quinta-feira.

Segundo testemunhas que passavam pelo local, por volta das 16h45 haviam cerca de 15 viaturas da Polícia Militar e a troca de tiros era intensa.

Desde o começo da manhã desta quinta-feira (24), os principais acessos da Cidade de Deus estão com o policiamento reforçado.

Morte de criança e adolescente

Um intenso tiroteio na Cidade de Deus deixou dois mortos e dois feridos na quarta-feira (23). Marcos Vinicius dos Santos, de 11 anos, foi alvejado no peito. Ele chegou a ser levado para a UPA da Cidade de Deus, mas não resistiu. Parentes do garoto disseram na divisão de homicídios, que ele estava ajudando o pai, que é feirante, quando foi baleado. Um jovem de 17 anos também morreu. Outras duas pessoas, um rapaz e uma mulher  ficaram feridos, e seguem internados no hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

O pai de Marcos Vinicius, o feirante Marcos dos Santos prestou depoimento na madrugada de hoje (24) na Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca, zona oeste. Ele contou que vários homens entraram atirando na comunidade pela Rua Josafá, um local de comércio. Segundo ele, havia muita gente na rua na hora em que os homens chegaram. 

Depois das mortes, moradores realizaram uma manifestação na Avenida Marechal Miguel Salazar e na Rua Edgard Werneck e atearam fogo em objetos, interditando duas vias por cerca de três horas. O Batalhão de Choque foi acionado para a Cidade de Deus, que conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) deste 2009. Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar conseguiram liberar as pistas por volta das 23h.

A polícia investiga se milicianos tentaram invadir a comunidade e foram recebidos a tiros pelos traficantes. Agentes recolheram cápsulas de balas, para tentar identificar os atiradores.

Segundo o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cidade de Deus, policiais foram chamados por moradores dizendo que estavam ocorrendo disparos de armas de fogo na Rua Josafá e que pessoas tinham sido baleadas, no fim da noite dessa quarta-feira (23). A equipe policial foi até o local, onde foi informada de que as vítimas tinham sido levadas para a UPA da Cidade de Deus. Os PMs foram até lá e descobriram que um menor e um homem estavam mortos.

Eles também foram informados de que mais duas vítimas tinham sido levadas para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra. Os policiais identificaram no hospital um menor e uma mulher sendo atendidos. O Batalhão de Policiamento de Choque reforçou o policiamento na comunidade. A Divisão de Homicídios da Polícia Civil foi acionada e assumiu a investigação do caso.

A Cidade de Deus é dividida em duas partes: na parte alta ficam os blocos de apartamentos e do outro lado, a parte baixa, formada por casas. A comunidade é cortada pela Linha Amarela, uma das principais ligações do centro com bairros das zonas norte e oeste, como a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.

A UPP da Cidade de Deus foi inaugurada em 16 de fevereiro de 2009 e é a segunda unidade instalada no Rio. A UPP atende a uma população estimada em mais de 47 mil habitantes, com base no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Antes de se transformar em um bairro, a Cidade de Deus era um conjunto habitacional, que foi construído em Jacarepaguá nos anos 60 para abrigar famílias que foram removidas de comunidades da zona sul.