ASSINE
search button

Educação ambiental é colocada em prática em Japeri

Compartilhar

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), realizou ao longo desta semana uma campanha educativa voltada aos comerciantes, vendedores ambulantes e feirantes situados no centro de Engenheiro Pedreira, com foco na disposição mais adequada dos resíduos sólidos.

Os educadores ambientais distribuíram materiais informativos aos trabalhadores com intuito de orientá-los a forma correta de descarte dos resíduos sólidos em vasilhames apropriados, evitando a colocação junto ao solo. Além disso, todos passam a estar cientes que o lixo somente poderá ser descartado ao sistema de coleta em horários pré-estabelecidos.

Durante a ação, os agentes ambientais fizeram uma abordagem educativa, apresentando as normas e leis, que determinam que todo estabelecimento comercial deve disponibilizar local apropriado para dispensar os resíduos sólidos. Com isso, evita-se que animais espalhem os dejetos, permitindo a proliferação de vetores de doenças. Todos também foram orientados a repassar estas informações aos funcionários, visando uma melhor gestão interna destes restos.

De acordo com o secretário da SEMADES, José Arnaldo Anjos, esta atividade está integrada aos esforços que a Prefeitura de Japeri vem realizando para melhorar a limpeza pública no município, inclusive no centro de Engenheiro Pedreira. "Os reflexos positivos desta mudança garantirá menor tempo de coleta, maior eficiência no trabalho, menor custo de operação e uma cidade mais limpa", disse.

O secretário disse ainda que esta medida vem acompanhando o compromisso firmado com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e com a Comissão Permanente de Fiscalização sobre Serviços Públicos da Câmara Municipal de Vereadores de Japeri.

Apesar da resistência de alguns comerciantes, a receptividade foi bastante favorável para o conjunto dos empreendedores, onde entraram num consenso que todos devem contribuir para o bem da coletividade municipal.