ASSINE
search button

Chuva e ventos recolocam o Rio de Janeiro em estágio de atenção

Compartilhar

O município do Rio voltou ao estágio de atenção às 16h05 de hoje (29). De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, áreas de instabilidade associadas à chegada de uma frente fria no estado provocaram a saída do estágio de normalidade e há registros de chuva moderada/forte em pontos da zona norte e do Centro do Rio. 

Hoje pela manhã, a prefeitura tinha retornado a cidade ao estágio de normalidade após ter entrado em atenção na noite de ontem (28).

A prefeitura informou que a previsão para a tarde e noite deste domingo e madrugada de amanhã (30) é de pancadas de chuva moderada/forte no município, acompanhadas de rajadas de vento moderado/forte e descargas atmosféricas.

Segundo o Centro de Operações, o estágio de atenção é o segundo nível de uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

A prefeitura recomendou à população que permaneça ou procure locais seguros e evite áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos. A recomendação inclui a verificação de sinais de rachaduras nas  residências. Caso hajam trincas ou abalo na estrutura, a prefeitura pede que o morador saia de casa e chame a Defesa Civil pelo número 199.

Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos alertas sonoros, porque o acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. “As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199”, recomendou a prefeitura.

Outra recomendação é que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, ninguém deve ficar próximo a árvores ou áreas descampadas. Para emergências, estão à disposição da população os telefones 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).