ASSINE
search button

Subprefeitura da Zona Norte promove ação social em Madureira

Compartilhar

A Subprefeitura da Zona Norte 1 realizou, neste sábado (28/11), em Madureira, a última ação social de 2015, com a oferta de vários serviços aos moradores. A iniciativa integra o projeto "Subprefeitura Itinerante", que há três anos percorre os bairros da região buscando aproximar ainda mais a população de atividades, orientações e soluções de problemas que ela pode ter acesso de graça por meio de órgãos municipais e estaduais. Às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de Dezembro), uma tenda foi montada para dar orientações sobre a doença e para oferecer exames de sangue para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST´s). 

O trabalho foi realizado por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, mas a ação também contou com a presença de funcionários das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego e de Habitação e Cidadania, além de agentes da Comissão Permanente do Idoso, do Procon Carioca, Detran, OAB, Fundação Leão XIII e do Sesc. Empresas e universidades também se juntaram ao mutirão de serviços.

Entre os serviços oferecidos, os moradores receberam orientação para a resolução de casos jurídicos, conseguiram isenção para a emissão de documentos e certidões e o parcelamento de dívidas com a concessionária de energia elétrica. As pessoas que circularam pela praça também puderam fazer sugestões, críticas ou solicitar serviços à Subprefeitura da Zona Norte 1.

Atividades de lazer também fizeram parte da programação: o palco montado na praça recebeu apresentações de Zumba e do grupo de samba "Chegando de Surpresa", que reúne garis da Comlurb, além de grupo circense e integrantes da banda Céu na Terra.

A Subprefeitura da Zona Norte 1 atende aos bairros de Brás de Pina, Irajá, Vila da Penha, Vista Alegre, Vila Kosmos, Colégio, Madureira, Campinho, Vaz Lobo, Marechal Hermes, Rocha Miranda, Turiaçu, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz, Anchieta, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Guadalupe, Pavuna, Barros Filho, Costa Barros, Parque Columbia, Acari, Coelho Neto, Vigário Geral, Jardim América, Parada de Lucas, Cordovil, Penha, Penha Circular, Vicente de Carvalho e Honório Gurgel.

Desde 2012, o programa Subprefeitura Itinerante já percorreu mais de dez bairros, entre Madureira e Guadalupe.