ASSINE
search button

TJRJ vai realizar 1.500 audiências sobre crimes de gênero na próxima semana

Compartilhar

O combate à violência contra a mulher ganha novo capítulo no Judiciário fluminense. De 30 de novembro a 4 de dezembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promove a terceira edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa”. Liderada pela ministra Cármem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), a campanha tem como objetivo resolver o maior número possível de casos de violência de gênero. A meta desta edição da campanha é realizar 1.478 audiências de instrução e julgamento ao longo da próxima semana, além de seis julgamentos de crimes de feminicídio no Tribunal do Júri.

A programação terá início no dia 30, às 11h, quando o ônibus do Projeto Violeta ficará estacionado em frente ao Fórum Central, na Avenida Presidente Antônio Carlos, com profissionais do I e V Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital realizando trabalho de conscientização, através da distribuição de folders e cartilhas à população.

Em seguida, às 14h30, o Projeto Violeta será implantado no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, num reforço ao atendimento das vítimas na região. No dia 1° de dezembro, terça-feira, às 13h30, será a vez de Jacarepaguá, na Zona Oeste, receber o ‘Violeta’, que prioriza casos emergenciais de pedido de medidas protetivas para a mulher. Até o momento, o projeto já realizou mais de mil atendimentos na capital.

Na próxima quarta-feira, dia 2, será lançado no TJRJ, às 15h, o Observatório Judicial de Violência contra a Mulher: um portal que reúne todas as informações relacionadas à violência de gênero: informações, legislação, orientações e notícias.

A terceira edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa” encerra no dia 4 de dezembro, às 15h30, com a inauguração da Sala Lilás do Instituto Médico Legal (IML), que irá prestar um atendimento mais humanizado às mulheres vítimas de violência no município do Rio.

Na edição anterior, 1.400 audiências realizadas

A segunda edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa” foi realizada pelo TJRJ em agosto deste ano. A campanha obteve um saldo de 1.399 audiências sobre violência contra a mulher realizadas, além de 19 julgamentos de crimes de feminicídio. O mutirão mobilizou juízes da capital e do interior do estado.