ASSINE
search button

Prefeito Eduardo Paes inaugura campo de golfe dos Jogos Olímpicos

Projeto será administrado pela Confederação Brasileira de Golfe por meio de convênio

Compartilhar

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou neste domingo (22), na inauguração do campo de golfe destinado aos Jogos Olímpicos, que a modalidade não é um esporte popular no Brasil, mas que a construção atende uma obrigação com a Olimpíada na cidade em 2016.

“No Brasil, não acredito que há muito legado para um campo de golfe, sempre disse isso. O Brasil não é famoso em fazer campos de golfe e esse não é um esporte popular. Mas há coisas que você tem que fazer quando você organiza as Olimpíadas”, disse à imprensa. O golfe volta aos jogos após 112 anos, período no qual não houve competições olímpicas.

Com 970 mil metros quadrados, 18 buracos, dois lagos artificiais e capacidade para 15 mil espectadores, o campo foi erguido em uma área de Preservação Ambiental (APA), na Barra da Tijuca. Segundo a prefeitura, a área estava degradada e era usada para extração de areia. Com a instalação do campo, a previsão é recuperar a restinga, com o plantio de mudas nativas, e construir o Parque Nelson Mandela.

O projeto de campo de golfe, elaborado pelo escritório americano Hanse Golf Course, será administrado agora pela Confederação Brasileira de Golfe, por meio de um convênio de cessão. A obrigação deles, segundo Eduardo Paes, é desenvolver o esporte. “É um campo público, que cobrará entrada para quem pode pagar, e permitir que o esporte se desenvolva.”

Nesse período, o objetivo da federação do esporte, que vai ter a volta da modalidade à Olimpíada de 2016, é estimular o turismo vinculado à competição e à prática em si, inclusive entre crianças carentes, destacou o ministro do Esporte George Hilton, presente na inauguração.

* Com Agência Brasil