ASSINE
search button

Expansão do Parque Madureira será inaugurada nesta segunda-feira

Compartilhar

A Prefeitura do Rio inaugura na próxima segunda-feira (12/10) mais um quilômetro do Parque Madureira, que chega a Turiaçu. Entre as atrações principais está a praia de Rocha Miranda, um balneário artificial com 500 metros quadrados, faixa de areia com permissão para cadeiras de praia e guarda-sóis, coqueiros e 120 metros de queda d'água, formadas por cinco cascatas. Até 2016, quando será inaugurada a expansão completa, o Parque Madureira vai mais do que triplicar de área e chegará a 4,5 quilômetros de extensão.  Com a inauguração deste feriado, o Parque passa a ter 2,3 quilômetros.

A expansão do parque ganhou também o Baixo Bebê Madureira, um parque com piso emborrachado e com total acessibilidade, permitindo e estimulando a inclusão de crianças com pouca mobilidade. O espaço contará com brinquedos infantis adequados a cada fase: de 0 a 4 anos, com balanço, molas de bichinho e casinha; e pula-pula, escorrega, escalada, amarelinha e gira-gira para crianças de até 13 anos. A área terá ainda quadra de futebol com medidas oficiais para prática de Futebol 7 e uma de Basquete de Rua, em que 310 pessoas poderão assistir às partidas.

A nova área terá mais sombra, com a instalação de pergolados e mais árvores, além de jardim aromático e medicinal, no qual a população terá acesso a 18 espécies de ervas, com colheita liberada para consumo. Para incentivar a prática de exercícios ao ar livre, o parque oferecerá um novo espaço fitness, equipado pelo programa Academia Carioca.

Um moderno terminal de ônibus foi implantado próximo ao Viaduto dos Italianos, para facilitar o acesso ao parque e a organização viária da região. Assim como no projeto original, todas as estruturas são ecologicamente corretas, com teto e paredes verdes, uso de energia solar, iluminação em LED e reúso de água.

As próximas etapas da obra incluem a construção de pista de esqui artificial, ciclovia, muros de escalada, pista half pipe para skatistas, espaços para tênis e tênis de mesa. A ampliação ocorrerá da Rua Bernardino de Andrade até a expansão da Via Light. Com isso, o parque vai cortar nove bairros da Zona Norte: Turiaçu, Oswaldo Cruz, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Honório Gurgel, Marechal Hermes, Guadalupe, Madureira e Barros Filho.