ASSINE
search button

Moradores do Minha Casa, Minha Vida na Zona Oeste passam a  pagar conta individual de água

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Habitação e a concessionária Foz Águas 5, atendendo um pedido dos moradores,  alteraram a forma de cobrança de água de quatro empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, localizados na Zona Oeste. Os moradores dos condomínios Destri, Vidal, Zaragoza, Sevilha, Almada, Taroni, Toledo e Vaccari já estão pagando o serviço de fornecimento de água por meio de conta individual. A iniciativa inédita, de cobrança individual, está abrangendo 8.326 famílias de 21 dos 38 empreendimentos do PMCMV e, além de atender a demanda dos moradores, reduzirá a inadimplência dos condomínios. Para se ter uma ideia, dos 21 empreendimentos que estão nesta ação, 20 eram inadimplentes, com o não pagamento da fatura totalizando, juntos, R$ 163 mil por mês (média). Na hora de interromper o serviço, todos ficavam sem água. Com a nova medida, somente o morador que não efetuar o pagamento terá o fornecimento suspenso.

Para a adoção da cobrança individual, a Foz Águas 5, concessionária de esgotamento sanitário da Zona Oeste e que realiza também gestão comercial de água e esgoto, percorreu os 38 condomínios e fez vistoria para verificar a possibilidade imediata de individualizar a cobrança. Durante o levantamento, os técnicos avaliaram que 21 empreendimentos tinham condições porque possuem ligações de água separadas por apartamento. Nos outros 17 empreendimentos, que tem a entrada de água para cada bloco e não por apartamento, estão sendo estudadas alternativas para fazer a mudança.

"A individualização da conta permite o condomínio controlar o consumo, descobrir vazamentos, combater o desperdício e gerenciar melhor suas contas. Para o morador, há benefícios importantes para o bolso, que pagará somente a sua conta, e poder fazer uso da água de maneira eficiente. Para a SMH, o ganho é enorme porque está contribuindo para a sustentabilidade do empreendimento e atendendo um pedido dos moradores", ressaltou Cristiane Alves, Coordenadora de Inclusão Social da Secretaria Municipal de Habitação.

Os síndicos dos condomínios realizaram assembleia e obtiveram aprovação dos moradores, que pagarão as contas individualmente pela tarifa social. O consumo de água das áreas comuns será pago pelos condomínios. 

Os empreendimentos que estão em processo de implantação da individualização da conta são os residenciais Évora,Vivendas das Orquídeas, Vaccari, Vivenda das Rosas, Estoril, Oiti, Esperanza, Imperial Park, Aveiro, Aterrado do Leme 1, Almada, Aterrado do Leme 2, Ayres, Aterrado do Leme 3, Coimbra, Taroni, e Toledo.