ASSINE
search button

Zona Oeste do Rio ganha dois presentes pelos 450 anos da cidade em outubro

Compartilhar

Os cariocas de Jacarepaguá serão os próximos presenteados pelos 450 anos do Rio de Janeiro neste início de outubro. Fruto de uma parceria entre o Comitê Rio450, que comanda as comemorações do jubileu de 2015, e a Fundação Parques e Jardins, toda a Estrada de Três Rios será rearborizada neste mês. Ao todo, serão replantadas 185 árvores de seis espécies diferentes, entre elas o pau-brasil.

A ideia de rearborizar uma das principais vias do bairro, que recentemente completou 421 anos, surgiu dos próprios moradores. A professora Alice Giannini mora em Jacarepaguá há 15 anos, mas na infância já frequentava as ruas do bairro para visitar seus familiares, por isso, tem uma relação afetiva muito forte com o local e presenciou todas as suas transformações.

"Nosso bairro sofreu um desmatamento muito grande há mais de uma década. A temperatura era mais amena, já que as árvores funcionam como um ar-condicionado natural. A rearborização já é uma antiga demanda dos moradores", contou a professora.

Todas as árvores que serão plantadas na importante via de Jacarepaguá são adequadas para o meio urbano, pois são de médio porte e suas raízes não danificam calçadas, tubulações ou fios elétricos. Toda a extensão da Estrada de Três Rios, que começa no Largo da Freguesia e vai até a subida da serra Grajaú-Jacarepaguá, será contemplada pela iniciativa.

Já, em Bangu, uma parceria do Comitê Rio450 com a Coral Tintas vai dar nova cor para um conjunto de casas da Rua Sociólogo Betinho. Inspirada na experiência da pintura de fachadas de casas do Morro Dona Marta, em Botafogo, a Coral oferece um treinamento e o material que será utilizado na iniciativa.

Tanto a rearborização da Estrada de Três Rios quanto a pintura das fachadas das casas de Bangu se inserem no calendário de celebração pelos 450 anos do Rio, que começou com o Réveillon de 2015 e se estenderá até março de 2016. Ainda estão previstos outros presentes para a Cidade e eventos comemorativos. O calendário está disponível no site.