ASSINE
search button

'Descaso motivou cancelamento de eleição para conselheiro tutelar', diz diretor do Sisep-Rio

Dirigente chamou de absurdo uma falha técnica suspender um pleito

Compartilhar

O Sindicato dos Servidores do Município do Rio de Janeiro (Sisep-Rio) percorreu diversas unidades de votação para conselheiro tutelar na manhã deste domingo e constatou filas, falhas e falta de informação para explicar a suspensão da eleição. O diretor jurídico do Sisep-Rio, Frederico Sanches, classificou o fato como um descaso.

"É um absurdo o tamanho do descaso com o eleitor. A maioria dos lugares nas zonas Sul e Norte não tinha informação sobre a suspensão, apensas portões fechados. O servidor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) também sofre com isso, já que é desviado da função para exercer a função de conselheiro tutelar", disse o representante do Sisep-Rio.

Somente em uma escola na Rua Antônio Basílio, na Tijuca, havia um cartaz informando a suspensão do pleito e justificando a decisão. "Não tinha ninguém responsável pela eleição no local, e isso era no meio da tarde", ressaltou Sanches.

Em nota, a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável pelo processo de escolha dos conselheiros tutelares, informou que a eleição foi suspensa por conta de dificuldades técnicas relacionadas à infraestrutura de transmissão de dados. A mesma Comissão ainda não marcou novo pleito.

A suspensão da eleição acontece depois que o Sisep-Rio denunciar em Audiência pública a ausência de conselheiros tutelares eleitos e o sucateamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. "Até quando os servidores da SMDS vão exercer cargos de conselheiros tutelares e sem receber para tanto, especialmente na Zona Oeste. Até quando ficarão sem o plano de cargos e salários?", questiona Frederico Sanches.