ASSINE
search button

Primeira escola de samba, Vizinha Faladeira ganhará nova quadra

Compartilhar

O prefeito Eduardo Paes anunciou neste domingo (27), na Gamboa, a construção de nova quadra da Escola de Samba Vizinha Faladeira, que será erguida na Rua Nabuco de Freitas, no Santo Cristo, através do programa Porto Maravilha Cultural. As obras começam em outubro e a nova quadra será entregue no primeiro semestre de 2016. 

Considerada a primeira escola de samba do Brasil, a Vizinha Faladeira ganhará um espaço com 1.036 metros quadrados que incluirá quadra de ensaio, palco, camarins, mezanino com camarotes, bilheteria e salas da administração, entre outras instalações.

A construtora RJL2 foi escolhida em licitação realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa da Prefeitura do Rio responsável pela gestão do projeto Porto Maravilha, e a obra receberá investimento de R$ 1.006.000,00. Até que a nova quadra fique pronta, os ensaios da escola de samba continuam na quadra provisória na Via Binário do Porto.

"Quando iniciamos o Porto Maravilha, dissemos que uma cidade sem Centro era uma cidade sem alma. Por esse motivo, o projeto tem como objetivo fazer da Região Portuária um lugar que promova o reencontro do Rio com a sua história, um local que as pessoas se orgulhem de frequentar. A história do Rio tem nas escolas de samba um grande fator de integração, geração de empregos e de manifestação artística. Devemos dar condições para que as manifestações culturais aconteçam", disse o prefeito.

O programa Porto Maravilha Cultural, administrado pela Cdurp, foi instituído pela Lei Complementar número 101/2009, a mesma que criou a operação urbana Porto Maravilha. Seu texto determina a aplicação de, pelo menos, 3% dos recursos arrecadados com os Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) - títulos que garantem o pagamento de todas as obras e serviços na região do Porto Maravilha no prazo de 15 anos - na recuperação e valorização do patrimônio e no fomento à atividade cultural do Rio.

"Ao mesmo tempo em que o Porto Maravilha moderniza, ele valoriza as tradições. Não só apoiamos o trabalho do Vizinha Faladeira como também daremos condições para que se aprimore ainda mais. Estamos falando da primeira escola de samba do Rio de Janeiro, e não há nada mais justo do que ela receber uma quadra digna de sua importância", afirmou o presidente da Cdurp, Alberto Silva.

Fundada em 1932, a escola ganhou este nome graças à ironia aos costumes de duas moradores da Rua da América, na Gamboa. Conhecidas como "Velha França" e "Velha do Beco", elas eram conhecidas faladeira das vidas alheias do bairro. A agremiação desfilou pela primeira vez em 1933, garantindo o 6º lugar no carnaval carioca. Quatro anos depois, sagrou-se campeã. Em 2015, após um ano sem desfilar, a Vizinha Faladeira foi declarada campeã da Série D.

"A pioneira do samba está vivendo seus melhores dias, de volta do carnaval e com uma futura sede para chamar de sua. Como morador da região, nascido e criado no Morro da Providência, é uma honra poder ver essa escola crescer. E receber esse presente da prefeitura, como presidente de uma agremiação que frequento desde pequeno, é motivo de grande emoção", falou o presidente da Vizinha Faladeira, David dos Santos.

Frequentadora dos ensaios do Vizinha Faladeira há mais de 30 anos, a carioca Deborah Mary Rodrigues, 44 anos, estava emocionada. Para ela, ter uma sede própria vai dar à escola mais ânimo e energia para lutar pelo retorno à Marquês de Sapucaí:

"Estamos falando de um espaço que será, de fato, da escola. Há anos almejamos isso. Que este presente nos sirva de incentivo para buscar melhores posições e, quem sabe, desfilar no Sambódromo em 2018. É o nosso maior sonho e vamos batalhar por ele".