ASSINE
search button

Pezão afirma que PM voltará a abordar menores em ônibus a caminho da praia

Medida havia sido impedida por decisão judicial por não haver flagrante de delito

Compartilhar

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), afirmou na manhã desta terça-feira (22) que a Polícia Militar voltará a abordar e recolher menores em ônibus a caminho da praia, mesmo sem flagrante de delito. A medida havia sido impedida por decisão judicial e, após os arrastões do último fim de semana, vem gerando um intenso debate na sociedade.

Para o secretário de segurança, José Mariano Beltrame, o Habeas Corpus funcionou como um "engessamento" da PM. Já para o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Infância e Juventude do Ministério Público do Rio, Marcos Fagundes, o fato de um adolescente estar sem dinheiro para voltar de ônibus não é atitude suspeita nem de vulnerabilidade, não justificando, portanto, seu recolhimento. "Ele pode pegar dinheiro emprestado, dormir na casa de um parente na zona sul. Não é vulnerável apenas nessa condição", explica.

Para Pezão, entretanto, a medida diminuía a quantidade de ocorrência durante finais de semana ensolarados. "A ordem é continuar como estava. Durante nove fins de semana com sol a pino a situação ficou mais tranquila enquanto a polícia fazia esse trabalho. Tive a oportunidade de conversar com o presidente do Tribunal de Justiça [o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho] hoje de manhã e já combinamos que não vamos recuar. Não é hora de recuar", disse o governador durante a inauguração de um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, no município de São João de Meriti.

Ainda de acordo com Pezão, a polícia irá retirar adolescentes que estiverem sem documentos e que tenham entrado no ônibus sem pagar. Os adolescentes serão levados para a delegacia e lá permanecerão até a chegada de seus pais. "No fim de semana em que 112 adolescentes foram apreendidos, só cinco pais foram buscar. Isso não é normal. Se querem que o filho vá para a praia, têm que dar condições", alegou o peemedebista. 

>>> MPF contesta total de vagas temporárias em hospital da Unirio