ASSINE
search button

Prefeitura vai treinar motoristas de ônibus para apoiar ciclistas

Compartilhar

Motoristas das 14 linhas que utilizam o terminal do Cosme Velho, na zona sul, serão capacitados pelos instrutores das três empresas que operam no local, como parte das ações do Programa "Rio Capital da Bicicleta. Eu apoio”, nesta quarta-feira (2/9) e quinta-feira (3/9) . Também está prevista a visita de um grupo de alunos de escolas próximas à ciclovia, como parte da ação educativa.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC “e  integra o trabalho de implantação de 10,4 km de ciclovias entre os bairros de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo. O objetivo é melhorar o convívio com os ciclistas devido ao aumento da utilização de bicicletas como meio de transporte na região.

A ação prevê ainda palestras nas escolas próximas, visita a um ônibus-modelo, parceria com cicloativistas para conscientização do uso da bicicleta como modal de transporte e abordagem aos pedestres, sensibilizando para as regras de convivência nas ruas.

O “Motorista Amigo do Ciclista” é um programa criado pela Universidade Corporativa do Transporte (UCT), área da Fetranspor responsável pela educação e treinamento dos profissionais do setor em todo o Estado.

Até hoje, 32 multiplicadores foram formados pelo programa apenas na cidade do Rio, o que representa um potencial alcance de 8,9 mil profissionais capacitados dentro das próprias empresas. Além das aulas e do material impresso, a UCT também utiliza a tecnologia para ajudar nessa relação, com uma websérie de mesmo nome no YouTube dedicada à convivência entre ônibus e bicicletas e o uso do simulador de direção, que traz situações envolvendo ciclistas na pista.

Em 2013, foi realizado na Ilha do Governador, zona norte, treinamento com os motoristas da Viação Ideal, em decorrência da execução do Anel Cicloviário, onde foram disponibilizados 19,2 km de ciclovias para os usuários de bicicleta no bairro.

"Cada bicicleta na rua é um carro a menos, isso melhora o trânsito, a qualidade e vida das pessoas e representa uma economia real. A bicicleta hoje é modal de transporte integrante na Cidade do Rio, não são mais usadas apenas como lazer. Na Europa, a convivência entre ônibus, carros, motos e até metrô de superfície com a bicicleta é harmoniosa. Aqui também é possível.", destaca Altamirando Moraes, subsecretário municipal de Meio Ambiente.

A cidade do Rio de Janeiro possui a maior malha cicloviária da América Latina, com 380 km de ciclovias distribuídos em todas as regiões do município. São registradas mais de 1,5 milhão de viagens por dia em pequenos deslocamentos e integração com o transporte público. Seguimos com o desejo de tornar a cidade maravilhosa cada vez mais amiga da bicicleta.