ASSINE
search button

Alunos com deficiência auditiva de São João de Meriti contam com intérpretes 

Compartilhar

Referência em educação inclusiva e especializada, o CIEP Municipalizado 180 Presidente João Goulart, no Parque Juriti, em São João de Meriti, disponibiliza todas as ferramentas necessárias para os deficientes auditivos e da fala concluírem os seus estudos com excelência. A escola possui professores com formação específica na área e turma especiais que dão suporte para os alunos com deficiência conseguirem acompanhar as aulas regulares.

O CIEP 180 tem duas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) para deficientes, duas classes especiais para deficientes auditivos e da fala e quatro intérpretes de libras que acompanham os alunos já capazes de frequentar as turmas regulares. “O bom desempenho da nossa escola na inclusão aumentou a demanda na área. Hoje em dia, estão vindo pessoas de outros municípios para cá. Temos alunos de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e até do Rio de Janeiro”, conta a diretora da unidade, Jacimar Consendey Linhares.

Atualmente, estão matriculados 135 alunos na unidade escolar com diferentes deficiências como intelectual, física, visual, autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down e esquizofrenia. Para ter um atendimento mais diversificado e amplo, os estudantes também contam com o apoio de fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, terapia auricular e atividades extraclasses.

Através dos programas de capacitação de formação continuada oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, os professores aprendem a desenvolver um conteúdo especial dentro da escola. Na última semana, aconteceu o Dia da Beleza, com a participação dos pais dos alunos e de profissionais de estética, que se disponibilizaram para o projeto. Além disso, oficinas de arte são realizadas para desenvolver a criatividade deles.

Os alunos foram avaliados pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) que faz parte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São João de Meriti.