ASSINE
search button

Seminário debate participação infantil no desenvolvimento de soluções para a cidade

Compartilhar

A segunda edição do Seminário Internacional ‘A Criança e sua participação na cidade’ será realizada nos dias 11 e 12 de setembro, uma iniciativa do Projeto Criança Pequena em Foco, realizado pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular. O objetivo do Seminário é, de forma inovadora, reunindo nas mesmas atividades crianças e adultos, discutir e experimentar metodologias de participação infantil na construção de uma cidade participativa, democrática e cidadã.

Apesar de a participação infantil estar prevista como direito na Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU (da qual o Brasil é signatário) e no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, assim como em outros documentos públicos nacionais, seu funcionamento na prática ainda é restrito.

A perspectiva de escuta e participação infantil parte da visão da criança como sujeito produtor de cultura e conhecimento capaz de perceber e refletir sobre o mundo ao seu redor de forma crítica e propositiva. No entanto, nesse mundo de adultos, as falas dos pequenos são, muitas vezes, abafadas pelos mais diversos motivos: desconhecimento dessa proposta, ausência de metodologias adequadas, falta de credibilidade à percepção da criança, mundo adultocêntrico, entre outros. Entende-se que a participação das crianças nas tomadas de decisão contribui para a qualidade das atividades e projetos voltados para elas, já que são as maiores conhecedoras de sua realidade. Nesse sentido, esse seminário pretende abordar de forma ampla a importância da participação infantil na formulação de projetos que influenciem sua vida direta ou indiretamente, a partir de uma exposição teórica, oficinas práticas e bate-papo com crianças.

Em 2013, por exemplo, através de uma parceria com a CET-Rio, o CECIP reuniu um grupo de crianças para criar placas de trânsito, para serem instaladas no Complexo do Alemão. Veja algumas falas das crianças:

“Não pode brincar de bola na rua porque pode ser atropelado”.

“Jogo bola na rua, quando carro vem, vou para o cantinho”.

“Moto vai rapidão, pode ter quebra-molas na rua da escola”.

‘Um dedo de prosa: A Cidade Pelas Crianças?’, ‘Junto e Misturado: Crianças e Adultos Criando a Cidade!’ e ‘Que cidade queremos?’, são alguns dos temas e questões a serem abordadas nesta segunda edição do Seminário, que contará com a participação de adultos e crianças de 4 a 11 anos, adolescentes, estudantes de escolas públicas, privadas, participantes de projetos sociais, educadores, representantes do poder público da cidade do Rio de Janeiro, além de representantes de algumas regiões do país, que tiveram suas iniciativas reconhecidas pelo Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil.

A programação do seminário conta, por exemplo, com um debate entre representantes da sociedade civil, poder público e de iniciativas privadas sobre suas experiências que incluem a participação das crianças como a representante do IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direto de Brincar, Irene Quintáns, Mauro Ferreira, da CET-Rio, Leonardo Yanez, representante da Fundação Bernard van Leer - Holanda.

Além disso, serão formadas rodas de conversa com crianças onde poderão apresentar experiências práticas de participação infantil em diferentes contextos.

Os grupos Infant (Instituto de Formación de Adolescentes y Niños Trabajadores - Peru), Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Cariri -Ceará, Projeto Portinari – Ação realizada em Manguinhos e Fundação Xuxa Meneghel –Rio, participarão do Seminário.

“Muitas crianças são estimuladas desde pequenas a ter opinião sobre diferentes assuntos e com isso, possuem atitudes mais participativas e cooperativas, demonstrando, assim, uma evolução em direção à sua autonomia e a efetiva participação nas questões do cotidiano”, afirma Claudius Ceccon, diretor executivo do CECIP.

No sábado, as oficinas lúdicas para crianças e adultos irão elencar propostas para cidade, com a participação, entre outras pessoas e instituições, de Rose Crepaldi (Mapa da Infância – São Paulo), do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) - Rio e de representantes do Conselho Mirim do município de Santo André – São Paulo.

Ao longo dos dois dias do evento, haverá atrações brincantes e musicais que integrarão o público propiciando um ambiente convidativo e agradável para crianças e adultos. Ao final do seminário, a proposta é que a Rede Mobilizadora Meu Rio ajude a executar a atividade Junto e misturado: crianças e adultos criando a cidade!, contribuindo para colocar em prática as ideias geradas no seminário.

O seminário será realizado em parceria com a Biblioteca Parque Estadual, um novo espaço de ebulição cultural e educacional no coração do Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de setembro. Conta ainda com apoio da Fundação Bernard Van Leer, do Instituto C&A, da United Way, da CET-Rio, da Rio+Social e da Rede Nacional Primeira Infância.

As inscrições estão sendo realizadas pela internet pelo link: https://seminariocriancaesuaparticipacao.blogspot.com.br/p/inscricoes.html

Serviço:

Segundo Seminário 'A criança e sua participação na cidade’

Data: Sexta-feira, 11 de setembro, das 10h às 16h30.

Sábado, 12 de setembro, das 13h30 às 17h

Entrada Franca

Local: Biblioteca Parque Estadual

Av. Pres. Vargas, 1261 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20071-004

Tel.: (21) 2332-7225

www.bibliotecasparque.rj.gov.br

Estação de Metrô mais próximo: Presidente Vargas