ASSINE
search button

Pezão: "As polícias vêm atuando com firmeza e os resultados positivos estão aparecendo"

Compartilhar

O governador Luiz Fernando Pezão afirmou, nesta terça-feira (11/8), que o trabalho em conjunto das forças policiais no Rio resultou na prisão de vários traficantes nesta semana. Após participar da abertura da 9ª visita oficial da Comissão de Coordenação do COI, na sede do Comitê Rio 2016, Pezão ressaltou que a integração é essencial para consolidar avanços na segurança pública.

"Hoje é um dia importante para a polícia e para a população da cidade. Em mais uma ação de inteligência, a polícia conseguiu prender esses criminosos, que tanto aterrorizaram a população. As polícias vêm atuando com firmeza, e os resultados positivos estão aparecendo e vão aparecer cada vez mais. A integração das forças policiais do estado com as nacionais tem sido fundamental nessas operações. Nossas ações vão continuar e ninguém vai interromper nosso trabalho de dar segurança à população", afirmou o governador.

Hoje, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) prenderam a cúpula de uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro, durante uma operação no Morro do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio. Além do traficante Ricardo Chaves de Castro Lima, o "Fu da Mineira", apontado como chefe do tráfico de drogas nos morros da Mineira, Lins de Vasconcelos e Chapadão, foram presos também: Cláudio José de Souza Fontarigo, o "Claudinho da Mineira"; Eduardo Luis Paixão, o "2D"; Robson Aguiar de Oliveira, o "Binho do Engenho"; Rafael Silva Gomes, o "Guerreiro; e César Augusto Alta de Araújo, o "PQD".

Fu da Mineira estava foragido desde agosto de 2013, quando recebeu a progressão de pena para o regime semiaberto. "Infelizmente, são criminosos que a polícia já tinha prendido e receberam benefício para visitar suas famílias e não retornaram", conclui Pezão.

No último sábado, Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, morreu em uma ação da Polícia Federal e da Core, no Morro Pedreira. Ele havia sido preso duas vezes, mas fugiu quando conseguiu o direito de visitar a família.

No mesmo dia, a Subsecretaria de Inteligência, da Secretaria de Segurança Pública, prendeu o chefe da quadrilha que atua no Complexo do Caramujo, em Niterói, na Região Metropolitana. Alcindo Luiz Fernandes, de 46 anos, foi encontrado pelos agentes em casa, onde estava escondido há uma semana. Contra Alcindo havia cinco mandados de prisão pendentes.

Na semana passada, policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam, em Araruama, o traficante e distribuidor de drogas na Baixada Fluminense, Ipojucan Soares de Andrade, conhecido como Coroa do Guandu.