ASSINE
search button

Nova Friburgo sedia nova reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde

Compartilhar

A Prefeitura de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de janeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, sediou nesta sexta-feira (31/7), uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Serra), conduzida por prefeitos e representantes dos 16 municípios que compõem o Consórcio.

Reativado no último mês de março, o Consórcio tem como proposta se fortalecer para discutir, em conjunto, as questões relativas à saúde pública na região e buscar meios para solucionar problemas recorrentes e questões consideradas essenciais para que a população possa usufruir de um atendimento cada vez mais eficiente e de qualidade.

De acordo com o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, organizar o Consórcio é a principal meta destes encontros. “Através do Consórcio tudo pode ser tornar mais viável e ficar mais barato para os municípios. Sendo assim, é muito importante consolidar esta aliança. A nossa integração representará o fortalecimento do Consórcio, o que será fundamental para que possamos atrair recursos e, a exemplo de outros lugares, conseguir avançar num segmento prioritário para toda a região”, salientou o prefeito.

A reunião foi pautada na discussão de temas de cada município isoladamente e outras de interesse conjunto. Futuramente, o resultado desta nova conversa será levado ao governador do estado, Luiz Fernando Pezão, na tentativa de viabilizar a execução das soluções apontadas.

Para o secretário municipal de Saúde, Rafael Tavares, as reuniões buscam a continuidade da organização, mas também a legalização do Consórcio. “Os encontros que visam tratar do Consórcio estão fundamentados basicamente em criar uma nova filosofia a fim de se buscar soluções regionais para a Saúde. Para isso, estamos nos adequando a uma nova legislação e composição, o que deverá possibilitar a atração de novos recursos e equipamentos através de uma visão focada num grupo de 16 municípios”, concluiu Tavares.