ASSINE
search button

Dia do Guarda-Parque é comemorado com apresentação de nova viatura de apoio

Compartilhar

O Dia Mundial do Guarda-Parque foi comemorado nesta sexta-feira (31/07) pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com a apresentação da nova viatura de apoio ambiental do Serviço de Guarda Parques, no Largo da Carioca, no Centro do Rio. A viatura vai servir como uma verdadeira sede móvel em emergências e eventos das unidades de conservação estaduais, atendendo a uma ampla gama de atividades, que vão desde apoio no combate a incêndios florestais até educação ambiental.

Quem passava pela praça também pôde apreciar a demonstração dos equipamentos utilizados pelos guarda-parques, como vestes utilizadas no combate a incêndio até equipamentos utilizados no manejo de animais silvestres e de trilhas. E também votar no nome da viatura, entre oito opções: Unidade Móvel de Apoio à Biodiversidade (Umab), Meio Ambiente em Movimento (Mam), Unidade Móvel de Serviços Ambientais (UMSA), Unidade de Móvel de Apoio ao Meio Ambiente (Umama), Unidade Móvel Ambiental (Uma), Auto Serviço de Comando de Apoio às Unidades de Conservação (Ascaucs), Auto Comando de Apoio (ACP) e Auto Segpar (Asegpar). O resultado será conhecido em 15 dias.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo, afirmou que o trabalho dos guarda-parques é imprescindível para as unidades de conservação, tendo em vista a amplitude das suas atribuições, que vão desde a prevenção e o primeiro combate aos incêndios florestais, à orientação dos visitantes - que se transforma numa atividade de educação ambiental informal - passando pelo resgate de pessoas perdidas e o monitoramento de trilhas, para citar apenas alguns exemplos.

"Os guarda-parques exercem uma extensa gama de atividades que se relacionam à proteção da biodiversidade. Portanto, ao comemorarmos o Dia do Guarda-Parque, estamos celebrando também o dia do protetor da vida, aquele que está na linha de frente deste trabalho. Para apoiar este trabalho, a nova viatura dará mais segurança, conforto e mobilidade, especialmente em situações de emergências ambientais", disse o diretor.

Paulo Schiavo destacou que a viatura será dotada de equipamentos de comunicação para garantir mais agilidade na tomada de decisões. “Com isso, a viatura poderá funcionar como uma verdadeira sede móvel em situações de crise”, explicou.

O chefe do Serviço de Guarda-Parques, Marco Aurélio Paes, informou que estão sendo previstos novos investimentos em aquisição de equipamentos. O objetivo é proporcionar condições de trabalho ainda melhores para o contingente de cerca de 230 pessoas, dentro de sua atuação como apoio à administração das unidades de conservação de proteção integral (parques e reservas). 

A crise hídrica, que reduziu o regime de chuvas, tornou a prevenção e o apoio no combate aos incêndios uma atividade permanente, ao invés de concentrada nos meses de estiagem, de maio a outubro, e também focada na prevenção.

"Temos de estar preparados para esta nova realidade. Em junho, por exemplo, tivemos seis incêndios em unidades de conservação, no mesmo dia, em quatro parques estaduais distintos. Nesse sentido, a notificação preventiva no entorno das unidades é fundamental, porque aproxima o guarda-parque do cidadão, alertando sobre o risco das atividades que possam vir a causar incêndios florestais", disse Paes.