ASSINE
search button

Prefeitura do Rio lança Conselho da Juventude da Cidade

Compartilhar

A Prefeitura do Rio lançou o Conselho da Juventude da Cidade, um fórum consultivo formado por jovens que vão acompanhar e fiscalizar o andamento do Planejamento Estratégico para os próximos 50 anos. Coordenado pelo Laboratório de Participação da Prefeitura (LAB.Rio), o conselho terá o objetivo de promover o engajamento e a participação desses cariocas na gestão municipal. Mais de 600 jovens já demonstraram interesse em integrar o Conselho, mas os 100 integrantes serão escolhidos por seleção que primará pela igualdade de gênero e distribuição territorial, respeitando a densidade populacional de cada região.

Durante a cerimônia de lançamento no Palácio da Cidade, em Botafogo, o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, falou sobre a importância da iniciativa. Segundo ele, o conselho reforça a ideia da prefeitura de buscar dialogar cada vez mais com a sociedade civil: "Não queremos jovens pensando apenas políticas públicas para a própria juventude. O desafio agora é fazer com que eles discutam a cidade como um todo, os direitos do cidadão, projetos, educação, saúde, mobilidade, Baía de Guanabara, a terceira idade, as crianças. Eles vão ter a chance de discutir o futuro do Rio de igual para igual com os secretários municipais, servidores públicos, empresários e outros membros da sociedade, através da realização de encontros e reuniões".

Com o objetivo de formatar um conselho representativo em todas as áreas, a Prefeitura do Rio elaborou um calendário de articulação que permitirá ao LAB.Rio realizar busca ativa por jovens com variados perfis, incluindo negros, LGBTs, indígenas, e pessoas com deficiência. Também estarão representados jovens que cumpriram ou estão cumprindo medidas socioeducativas, na tentativa de incluí-los como atores do processo e iguais em direitos.

As inscrições vão até 30 de agosto. Para participar é necessário ter entre 14 e 29 anos, morar no Estado do Rio e estudar ou trabalhar no município, além de enviar um vídeo com uma proposta para a cidade através do site