ASSINE
search button

Prefeitura lança Conselho da Juventude da Cidade na próxima terça

Evento terá mesa redonda sobre “Juventude e Cidade conectada” e acontecerá no Palácio da Cidade

Compartilhar

Acompanhar e fiscalizar o andamento do Planejamento Estratégico (PE) a ser construído pela Prefeitura do Rio de Janeiro para os próximos quatro anos a partir de 2016 será a missão dos 100 jovens selecionados para compor o Conselho da Juventude da Cidade. Eles também vão participar das últimas discussões sobre o PE de 2012, entendendo o que foi efetivamente realizado desde o último planejamento.

O projeto do Conselho, encabeçado pelo Laboratório de Participação da Prefeitura (LAB.Rio), tem como objetivo promover o empoderamento e a participação dos jovens cariocas na gestão municipal. A apresentação completa, com critérios e processos, acontecerá na próxima terça-feira, 28 de julho, no Palácio da Cidade. 

Na ocasião, uma mesa redonda com convidados discutirá temas importantes para a juventude, como participação, redes e mobilização social, tendo como pano de fundo a relação do jovem com a cidade. Na mesa, estarão presentes o Secretário de Governo Pedro Paulo, a coordenadora do projeto, Thamyra Thamara, o apresentador Alê Youssef, a jornalista Sil Bahia (Observatório de Favelas), e os jovens articuladores Raull Santiago (Coletivo Papo Reto) e Ana Paula Soares (Agência de Redes para a Juventude). 

Mais de 600 jovens entre 14 e 29 anos já demonstraram interesse pelo projeto em inscrição prévia e estão sendo convidados para o evento. Uma seleção que privilegiará igualdade de gênero e distribuição territorial acontecerá até o final de agosto.“Os escolhidos acompanharão a construção do novo Plano Estratégico e poderãoemitir pareceres sobre as ações da prefeitura, criar suas próprias propostas, ter encontros mensais com secretários e gestores municipais, além de acompanhar outras atividades que o Conselho julgar necessário para ampliar a presença da juventude nas escolhas decisivas para o futuro da cidade”, afirma Luti Guedes, coordenador do LAB.Rio.

O que é o LAB.Rio? 

O Laboratório de Participação Social da Prefeitura do Rio de Janeiro (LAB.Rio) foi criado no final de 2014, ainda como eco das manifestações sócio-políticas de junho de 2013. O grande desafio da atualidade, quanto à gestão do espaço urbano, é construir coletivamente a cidade e criar novas práticas democráticas que permitam o desenvolvimento sustentável e reduzam as desigualdades.Nesse contexto, o LAB.Rio foi concebido para tornar-se um hub de inovação em participação social, de acordo com o conceito de polisdigitocracia: a gestão pública pode e deve reconhecer as novas tecnologias digitais como mecanismos legítimos de participação política e cidadania.