ASSINE
search button

Taxistas fazem carreata contra o Uber

Compartilhar

Centenas de taxistas fazem carreata contra o aplicativo Uber, partindo de vários locais do Rio, como Realengo, Gávea, Barra da Tijuca e Irajá, rumo ao Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, ponto de encontro para uma carreata que vai até a Prefeitura, na Cidade Nova.

Uma pista do Aterro do Flamengo foi totalmente bloqueada e outra foi parcialmente fechadas pelos taxistas, por volta das 7h, embora eles tenham combinado com autoridades que apenas uma pista seria fechada. Um trecho da Avenida Presidente Vargas chegou a ser fechado por volta das 7h, mas foi aberto ao tráfego meio hora depois.

O protesto contra o aplicativo Uber começou por volta das 6h desta sexta-feira (24). O aplicativo conecta motoristas autônomos e usuários em busca de transporte. Os taxistas alegam que a operação é uma ameaça aos serviços oferecidos pelos táxis.

A Prefeitura do Rio informou que foi montado esquema operacional para a manifestação. A partir das 3h da madrugada, a pista sentido Centro do Aterro do Flamengo foi fecha para a concentração da categoria do Monumento de Estácio de Sá até o Monumento dos Pracinhas, a exemplo do que ocorre em dias de fechamento para áreas de lazer. O local permanecerá interditado até o término da manifestação. Agentes da Guarda Municipal e operadores da CET-Rio vão conduzir os comboios a fim de organizar o trânsito.

Taxista há dez anos, Márcio Madureira partiu da Barra da Tijuca para o Centro da cidade em uma das carreatas de manifestantes. "A verdade é que a Prefeitura do Rio nos fiscaliza numa fiscalização rigorosa, e esse aplicativo chamado Uber, que é um pirata alienígena hoje está atrapalhando nosso trabalho em todo canto do mundo", diz o taxista, que afirma que as corridas estão em queda: "No período da noite, caiu 40%".

Em resposta ao protesto dos taxistas, a Uber está oferecendo duas viagens de menos de R$ 50 gratuitamente no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, até as 19h. "Sabemos que hoje será um dia complicado para locomoção, e para não deixar os cariocas sem opção, todos poderão utilizar a Uber para qualquer lugar da cidade gratuitamente", diz o texto da promoção.

Em nota, a Uber afirmou ser a favor de os usuários terem mais opções de transportes e defendeu que seu serviço gera oportunidades de negócios para milhares de motoristas parceiros.

Nota da Uber

“A Uber defende que os usuários têm o direito de escolher o modo que desejam se movimentar pela cidade. Em uma cidade como o Rio de Janeiro, que tem uma população que precisa de opções de transporte e que recebe milhares de turistas de todo o mundo anualmente, a inovação é crucial para que a cidade fique cada vez mais conectada, transparente e inteligente. A Uber acredita que é possível trazer uma série de melhorias para a sociedade, gerando novas oportunidades de negócio para milhares de motoristas parceiros e ao mesmo tempo oferecer novas opções de mobilidade urbana”.

Com Agência Brasil