ASSINE
search button

Arquivo Nacional do Rio recebe acervo da Comissão Nacional da Verdade

Compartilhar

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) vai realizar na próxima sexta-feira (24/7) uma cerimônia oficial de recolhimento do acervo documental e de multimídia resultante das atividades que investigou, entre maio de 2012 e dezembro de 2014, graves violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura militar no Brasil. O evento acontecerá no auditório principal do Arquivo Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, a partir das 11h.

O acervo reúne milhares de documentos, testemunhos de vítimas e familiares, depoimentos de agentes da repressão política, 47 mil fotografias, vídeos de audiências públicas, diligências e depoimentos, laudos periciais, croquis e plantas de instalações militares, livros, entre outros. A CNV recebeu documentos de comissões da verdade estaduais, municipais e setoriais, arquivos de familiares de vítimas da ditadura e documentos oriundos da cooperação com governos de países como Argentina, Alemanha, Chile, Estados Unidos e Uruguai.

O recolhimento para a guarda permanente do acervo no Arquivo Nacional cumpre o parágrafo único, do artigo 11, da Lei nº 12.528, de 18 de novembro de 2011, que criou a CNV. O Arquivo Nacional já iniciou as atividades de tratamento técnico do primeiro lote de documentos, recebido em 14 de julho. A partir de 15 de agosto será, gradualmente, disponibilizado o acesso à consulta dos documentos do acervo da CNV, no Sistema de informações do Arquivo Nacional – SIAN: https://www.an.gov.br/sian.

Durante o processamento técnico em fase de realização pelo Arquivo Nacional, o público poderá acessar parte significa do acervo produzido pela CNV no sítio institucional da Comissão: www.cnv.gov.br. Mais de mil novos documentos estarão à disposição para consulta imediata no sítio institucional da CNV, a partir do dia 24 de julho. São documentos e depoimentos citados no volume 1 do Relatório da Comissão Nacional da Verdade. Ao navegar pelos dezoito capítulos deste volume, o visitante vai encontrar links para arquivos em PDF, contendo os documentos referentes a cada capítulo.

Além dos novos documentos, o sítio institucional da CNV disponibiliza o relatório em três versões, PDF, E-pub e Flipping Book. Também já estão publicadas seções temáticas que contém laudos periciais, relatórios preliminares de pesquisa, resoluções e textos publicados pelos membros da CNV. O sítio institucional da CNV conta ainda com fotografias e vídeos que registram audiências públicas, reuniões e diligências em instalações militares onde ocorreram graves violações de direitos humanos, além de um arquivo de notícias sobre os dois anos e sete meses de trabalho da Comissão Nacional da Verdade.