ASSINE
search button

Réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida chega ao Rio neste domingo

Cardeal Orani Tempesta participou da celebração no Santuário de Aparecida

Compartilhar

A Arquidiocese do Rio de Janeiro já está preparada para receber a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que chega neste domingo (5/7), às 9h, na Catedral Metropolitana, no Centro. A missa será celebrada pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que neste sábado recebeu a imagem peregrina, no Santuário Nacional, em  Aparecida do Norte, em São Paulo. Dom Orani segue para o Rio acompanhado por uma comitiva.

A peregrinação por todas as dioceses do Brasil é realizada em preparação à celebração dos 300 anos do encontro imagem histórica no rio Paraíba. No Rio de Janeiro, a réplica vai peregrinar até o dia 29 de agosto. Neste dia, a imagem peregrina vai retornar ao santuário, na tradicional romaria arquidiocesana que acontece há mais de cem anos. 

A missão religiosa faz parte de um contexto missionário, que resulta como ato concreto do Ano da Esperança. “2015 é o Ano da Esperança na Arquidiocese do Rio”, explica o arcebispo. “Cristo é nossa esperança. “Jesus disse: 'Como o pai me enviou, eu vos envio’. A exemplo de Jesus Cristo, que nos enviou a anunciar e viver o evangelho, vamos em missão”. A Arquidiocese realizou, neste ano, a preparação dos missionários multiplicadores e da missão piloto na comunidade do Cantagalo.

Na celebração do envio dos missionários, terá a presença missionária da esperança – Nossa Senhora Aparecida. “Essa é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao santuário da padroeira que recebe mais de 10 milhões de peregrinos por ano. Nossa Senhora vem ao encontro daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de visitar o santuário, porém a simples presença da mãe de Deus e da Igreja faz com que cada cristão perceba a importância da vontade de Deus, através do ‘sim’ verdadeiro de Maria”, explica o coordenador de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado.

A Catedral Metropolitana do Rio fica na Avenida Chile, 245, no Centro da cidade.