ASSINE
search button

Detro multa 40 ônibus no Rio por problemas de acessibilidade

Compartilhar

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou nesta sexta-feira (03/07) uma operação no Terminal Rodoviário Américo Fontenelle, no Centro do Rio, para verificar acessibilidade nos ônibus intermunicipais da frota regular. Durante toda a manhã, os agentes recolheram seis coletivos e aplicaram 40 multas que somadas chegam a R$ 63.136,40. Do total de infrações registradas, 13 foram referentes a questões de acessibilidade. 

O Detro realizou ainda mais uma edição da Ouvidoria Itinerante no local, registrando 18 reclamações dos passageiros dos ônibus intermunicipais, as quais foram direcionadas à fiscalização.

"Nós temos que garantir que os cadeirantes tenham acesso ao transporte público, pois isso é seu direito. Nossas ações estão acontecendo desde o início do ano e vão continuar percorrendo todo o estado", disse o presidente do Detro, Carlos Luiz Martins.

Além das irregularidades referentes a acessibilidade, como plataforma elevatória, cigarra e cinto de segurança do cadeirante inoperantes, os agentes detectaram coletivos com documentação irregular, roleta fora do padrão determinado, mau estado de conservação e dupla função do motorista em ônibus urbanos com espaço para o trocador e não cumprimento do quadro de horários. 

Este ano, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular. Desde janeiro, já foram infracionados em todo o estado 2.194 ônibus regulares e outros 861 retirados de circulação. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização.