ASSINE
search button

Governo muda projeto e interligação de municípios passa de BRT para Linha 3 do metrô

Compartilhar

O governo do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (26/6) que a interligação dos municípios de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, deve acontecer pela Linha 3 do metrô e não pelo sistema BRT, como havia sido anunciado em março. A nova mudança, segundo o secretário estadual de Transportes Carlos Roberto Osório, se deve aos cortes no orçamento do Estado.  

Osório esclareceu que a alternativa econômica encontrada para tocar o projeto foi o metrô, mas mesmo assim vai depender de recursos da União. "É indispensável a participação do Governo Federal para a implantação do projeto", disse. No entanto, o secretário não confirma ainda o repasse na ordem de R$ 1 bilhão pelo governo federal, especificado nos investimentos do PAC 3 para as obras do modal, que foram acertados no ano passado entre as duas esferas governamentais. O investimento deve acontecer através da participação do estado, da União e de empresas privadas, nas chamadas Parceria Público Privada (PPP), definidas através de uma licitação que ainda não tem prazo para acontecer. 

Pelo projeto inicial, acertado no ano passado entre o governador Luiz Fernando Pezão e a presidenta Dilma Rousseff, o modal que seria implantando para fazer a interligação entre os municpípios era a Linha 3 do metrô, mas com os cortes orçamentários outros projetos alternativos entraram na pauta de discussão. A proposta que mais agradou foi a do sistema suspenso de monotrilho, com capacidade menor que a do metrô. Este seria também um dos motivos da mudança mais recente, já que o corredor tem grande demanda de passageiros, o que foi alertado por técnicos do governo do estado e do Ministério das Cidades.  

Osório adiantou que o Leste Metropolitano vai receber um corredor BRT na Niterói-Manilha, destacando que esta área é a única que ainda não é atendida por transporte de massa. O projeto da Linha 3 do metrô para a Região Metropolitana do Rio, segundo Osório, já vem sendo analisado há muitos anos, tendo o governo o conhecimento de que este investimento representa uma grande expectativa para a população. "O governador Pezão determinou a retomada destes estudos da Linha 3 do metrô por parte da Rio Trilhos e nós estamos seguindo as ordens de fazer um corredor do BRT no Leste Metropolitano, que vai atender uma outra parte da população", destacou o secretário.