ASSINE
search button

Estudantes são vereadores por um dia em Petrópolis

Compartilhar

Na tarde de terça-feira, a Câmara Municipal de Petrópolis teve como presidente uma mulher. A estudante Thuany de Carvalho, da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, participante do projeto Câmara Mirim foi eleita presidente, ao lado da Mesa Diretora composta pelos alunos: Ellen Guerra Peixe, Abraão do Carmo, Brenda da Cruz e Gabriel Guerra.

Segundo Thuany, o que ajudou na eleição dela para presidente foi o fato de ser comunicativa e antes mesmo de os alunos saberem que tinham que montar uma chapa, ela já era colega de todos. Thuany também comentou sobre o projeto criado por ela na redação de inscrição no projeto, “gosto muito de ler e vejo que hoje nem todo mundo gosta. Então fiz um projeto para incentivar a leitura. Faríamos uma campanha para arrecadar livros. Depois todos os meses os alunos se encontrariam para trocar livros e conversar sobre eles”.

Outros vereadores mirins apresentaram diversos outros projetos como construção de quadras poliesportivas, melhorias na segurança da cidade, desassoreamento e limpeza dos rios, pavimentação de ruas, construção de ciclovias e adesão da Prefeitura  a programas do Governo Federal, como, por exemplo, o Escola Aberta.

Para Jaqueline Osana, representante da escola D. Pedro Alcântara, que fica na subida da Serra, esse é um momento importante na formação dos alunos. “Eles prestam atenção na comunidade em volta deles, aprendem e se interessam em o que podem fazer para melhorar”.

Jaqueline trabalhou em parceria com Teresa Teles, professora de português, que foi quem trabalhou a atividade em sala de aula. “Foi um ótimo trabalho em grupo, quando eles elencaram com muita confiança os problemas da comunidade. Gostei muito e vou participar todos os anos. Essas atividades são importantes para a formação de cidadãos críticos e futuros eleitores”, declarou a professora.

“A experiência da Câmara Mirim mostra que os estudantes que participam do projeto saem motivados a inovar e transformar politicamente a realidade. O resultado deste projeto vem sendo muito positivo. Os conhecimentos aqui transmitidos, e a experiência adquirida como “vereador mirim” contribuem significativamente para a construção da cidadania dos jovens petropolitanos", destacou o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Paulo Igor (PMDB).

Foram selecionados Abraão Chaves do Carmo, Brenda da Costa Bani da Cruz, Caio Lisboa de Souza, Carina Rabello Cunha, Ellen de Souza Guerra Peixe, Emily Machado de Paula Silva, Gabriel Bubolz Guerra, Gabriel Pereira da Costa, Gabriela Souza Batista, Isabella Macedo da Silva, João Gabriel Borges da Silva, Juliana Souza Xavier da Silva, Julio Smith Chuva Emoingt Villard, Mateus Alves da Costa, Millene Telles Lino, Natália de Lourdes Carvalho Silva, Pedro de Oliveira Emerick, Thiago Jose Pires Soares, Thuany Gall de Carvalho e Yago Alves Ferreira.

Na próxima semana, os “vereadores mirins” serão levados à sede da prefeitura, onde serão recebidos pelo prefeito. Durante a audiência, eles entregam em mãos ao Chefe do Executivo as indicações aprovadas na plenária mirim. No dia 8 de julho será realizada novamente uma edição da Câmara Mirim, desta vez somente com alunos de escolas particulares.